fbpx
jc1140x200

Avaliação positiva de 77% do governo de Lagoa da Prata surpreende

Com o descrédito da população para com os políticos, parece pouco provável que algum governo ou Poder Legislativo esteja com elevado índice de satisfação 

O resultado da pesquisa divulgada pelo Instituto Promidia sobre a avaliação do governo de Lagoa da Prata  surpreendeu. Não pela avaliação positiva da administração municipal, mas, sim, pelo elevado índice de 77% de aprovação. No atual cenário político brasileiro, com o descrédito da população para com os políticos– de todas as espécies, parece pouco crível que algum governo ou Poder Legislativo esteja com um elevado índice de satisfação. Esta é uma impressão formulada a partir da observação, sem nenhum critério técnico, apenas tomando como base as manifestações de insatisfação das pessoas – até porque os cidadãos que estão satisfeitos com o serviço público têm pouca disposição em manifestar publicamente a sua opinião, sob o risco de serem achincalhados nas redes sociais pelos intolerantes que sempre estão de plantão.

Optamos por divulgar o resultado desta pesquisa porque entendemos que é um direito do leitor do Jornal Cidade ter acesso à informação. E muito mais do que reproduzir o resultado da pesquisa, como fez o jornal Super Notícias, trouxemos mais elementos para que o leitor tire suas próprias conclusões.

É prudente deixar claro que todas as pesquisas feitas pelos institutos são contratadas por alguém que tenha interesse em determinada informação. Assim como fez a ACE/CDL ao contratar o Instituto CP2 para indicar as 100 melhores empresas da cidade. Não há nada de ilegalidade nisso, desde que a pesquisa seja feita com critérios técnicos e mostre a realidade dos fatos (não seja manipulada).

Eu tive a oportunidade de conversar informalmente com o Paulo Roberto, diretor da Promidia, na semana passada, por intermédio de um dos pesquisadores do instituto que abordei na rua. Paulo me disse que está realizando várias pesquisas nas cidades da região, dentre elas Lagoa da Prata, Arcos e Formiga. O trabalho foi contratado por um deputado que ele não quis revelar o nome. Enviamos a ele, de forma oficial, uma série de perguntas nas quais pedimos mais informações sobre a pesquisa feita em Lagoa da Prata. As respostas não foram enviadas até o fechamento desta edição.

O INSTITUTO PROMIDIA

A divulgação desta pesquisa que mostra a aprovação do governo de Lagoa da Prata certamente irá gerar muita polêmica, principalmente entre os agentes políticos locais. Os grupos de oposição irão proclamar que o resultado foi manipulado e os que são favoráveis ao governo vão defender a tese de que muitas obras estão sendo entregues à população.

Isso não nos interessa. Nosso trabalho é jornalístico e fundamentado em informações que tivemos a oportunidade de comprovar. Isto posto, fizemos um levantamento no site da Promidia para verificar o trabalho do instituto. Pudemos constatar que a empresa atua há mais de 30 anos, em vários estados do Brasil, com cerca de 60 filiais. Seu principal foco de atuação são pesquisas políticas e eleitorais. O índice de acerto das pesquisas eleitorais realizadas em setembro de 2012, visando os pleitos municipais, foi superior a 95%. Nas eleições em Lagoa da Prata, podemos afirmar que a Promidia “acertou na mosca” o resultado. Apontou a vitória de Paulinho e Roberto por 28,3% dos votos válidos. As urnas confirmaram 28,28%. Míseros 0,02% de diferença.

Outro ponto a ser observado é que, para publicar no jornal de maior circulação do país uma pesquisa como esta que aponta um elevado índice de aprovação do governo de Lagoa da Prata, assinar e se responsabilizar pelas informações prestadas, tem que se ter muita certeza de que o trabalho foi bem feito. Quem iria colocar à prova a reputação de uma empresa com 10 anos de mercado?

Para finalizar, não cabe a nós, da imprensa, julgar a eficácia de uma pesquisa. Primeiro, porque não temos conhecimento técnico para isso. E em segundo, porque esta não é a nossa missão. No site da Promidia tem à disposição de qualquer cidadão informação suficiente que deixa evidente a qualidade das pesquisas realizadas.

A polêmica está lançada. Traremos na próxima edição informações mais detalhadas com o diretor da Promidia.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?