fbpx
jc1140x200

Artigo: A Moda dos Suplementos – Entre benefícios e riscos

A verdadeira essência da saúde e bem-estar está na escolha informada, na compreensão de suas próprias necessidades e na adoção de uma abordagem equilibrada em direção à nutrição e à prática de exercícios.

Em meio à busca incessante por saúde e bem-estar, observamos uma crescente tendência na adoção de suplementos alimentares como parte integrante da rotina diária. Seja na busca por ganho de massa muscular, perda de peso ou simplesmente para preencher lacunas nutricionais, os suplementos têm conquistado espaço nas prateleiras e nas vidas das pessoas. Desde shakes proteicos a cápsulas de vitaminas e potes de creatina, a febre dos suplementos está em ascensão, seduzindo um público ansioso por otimizar resultados nos treinos e impulsionar o desempenho físico. No entanto, é fundamental analisar esta moda com uma lente crítica, ponderando cuidadosamente os benefícios e os potenciais riscos associados a esse fenômeno.

Estética, saúde e atividade física surgem como os principais impulsionadores do consumo de suplementos alimentares. No entanto, é crucial afastar-se do equívoco de associar automaticamente a prática de exercícios à necessidade desses suplementos. Eles são projetados com a finalidade de complementar nutrientes e calorias quando a dieta base não é suficiente, apresentando-se em diversas formas farmacêuticas, como pó, cápsula, líquido, gel, barra e pastilha de goma. Seu propósito, como o próprio nome sugere, é complementar a alimentação do indivíduo, fornecendo nutrientes, substâncias bioativas, enzimas e probióticos, de forma isolada ou combinada.

Alline é formada pela Universidade Estácio Sá – Petrópolis, pós-graduada em Desenvolvimento de novos produtos; e
pós-graduada em nutrição clínica e esportiva. Ela atende online via whats pelo número (62) 998190342.

O whey protein, por exemplo, ganha destaque não apenas pela rápida absorção, mas também pelo perfil completo de aminoácidos, promovendo a síntese proteica e acelerando a recuperação pós-treino. Porém, é fundamental compreender que seu consumo diário não deve substituir todas as refeições, reforçando a importância contínua de uma alimentação equilibrada. A mesma abordagem é aplicável à creatina, uma substância natural associada ao aumento de força e resistência durante o exercício. A moda dos suplementos, no entanto, não está isenta de riscos, especialmente quando a busca por resultados rápidos se sobrepõe à consideração cuidadosa.

O consumo excessivo de proteínas, comum em suplementos, levanta preocupações sobre a sobrecarga renal e o aumento do risco de problemas renais. Além disso, alguns suplementos podem ter efeitos adversos no fígado, exigindo uma abordagem cautelosa. A dependência exclusiva de suplementos também pode resultar em desequilíbrios nutricionais, com o perigo de deficiências em outros nutrientes essenciais. A verdadeira nutrição vai além das pílulas e shakes, exigindo uma dieta diversificada e equilibrada. A ingestão indiscriminada de suplementos pode interferir com medicamentos prescritos, desencadeando efeitos colaterais indesejados e comprometendo tratamentos médicos específicos.

Diante desses desafios, a educação e a orientação profissional surgem como ferramentas essenciais para auxiliar nesse mundo dos suplementos. Antes de iniciar qualquer regime de suplementação, buscar a orientação de profissionais de saúde, como nutricionistas, torna-se fundamental. Essa abordagem personalizada não apenas ajuda a evitar excessos, mas também direciona os suplementos para atender às necessidades específicas de cada indivíduo, sempre respeitando as dosagens recomendadas. Os suplementos devem ser encarados como complementos, não substitutos de uma dieta balanceada, enfatizando a obtenção contínua de nutrientes por meio de alimentos integrais para promover uma saúde duradoura.

A escolha de utilizar suplementos deve ser informada e individualizada. A automação de sua inclusão na rotina de exercícios pode resultar em desperdício financeiro, e, em alguns casos, em efeitos colaterais indesejados. A verdadeira essência da saúde e bem-estar está na escolha informada, na compreensão de suas próprias necessidades e na adoção de uma abordagem equilibrada em direção à nutrição e à prática de exercícios.

Que a busca por uma vida saudável seja guiada pelo conhecimento, pela sabedoria e pela parceria com profissionais de saúde que podem fornecer orientação personalizada, capacitando-nos a tomar decisões informadas para o nosso bem-estar duradouro.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?