fbpx
jc1140x200

Luto e melancolia no período de Natal: como lidar?

O objetivo é sugerir formas de lidar com este momento de uma forma fluida, respeitando seus sentimentos e o fluxo da vida! Então, sugiro que veja as cinco dicas a seguir, mas antes de seguí-las, veja se fazem sentido para você!

As confraternizações de Natal, tradicionalmente, envolvem o encontro de familiares, ceia e troca de presentes. É uma oportunidade em que, muitas vezes, parentes que não se viram durante o ano inteiro, se encontrem. Mas e quando isso não acontece? E quando este encontro não é mais possível? Sim, Natal também pode ser ocasião para constatação da falta, do vazio, de sentimentos melancolia! Momento em que fica evidente a falta daqueles que já partiram para outra dimensão, que já faleceram. Que não podem mais, fisicamente, estarem presentes.

Se você vivenciou a perda de alguém querido, saiba que não tenho intenção de ofertar aqui receitas para que você não se torne triste! Até porque, isso não é possível, e também não é saudável! O objetivo é sugerir formas de lidar com este momento de uma forma fluida, respeitando seus sentimentos e o fluxo da vida! Então, sugiro que veja as cinco dicas a seguir, mas antes de seguí-las, veja se fazem sentido para você!

Dica 1 – Não tente fugir dos seus sentimentos! Você pode até tentar, mas não funcionará! Seus sentimentos estão em você, são parte de você! Então, o melhor caminho para lidar com eles, é respeitando e ouvindo o que eles têm a dizer! Para fugir dos próprios sentimentos, as pessoas podem criar estratégias maléficas para si mesmas ou para terceiros. Por exemplo, cometerem excessos (no trabalho, na alimentação ou bebida alcoólica) ou se isolarem socialmente.

Dica 2 – Escute seus sentimentos! Para isso, você poderá conversar com alguém de sua confiança e dizer a ela o que você tem pensado e sentido. Se não existe essa pessoa, então pegue papel e caneta e escreva o que se passa em sua cabeça e em seu coração! Quando você fala, você se escuta! Quando você lê o que escreve, você se escuta. E quando você se escuta, então seus sentimentos ganham nome e encontram um lugar de existência.

Dica 3 – A escolha é sua: isolar ou enturmar! Escute sua intuição! Após escutar-se, entenda se você se sentirá melhor ficando no seu cantinho ou participando das confraternizações. Lembre que há tempo de se recolher e tempo de se abrir! Atente-se, entretanto, para que esse recolhimento também abra espaço para as interações sociais. Isolar-se demais, não é saudável!

Dica 4 – Seja grato! Deixe um pouco de lado as lamúrias e lembre-se de agradecer! Agradeça de forma profunda e sincera por tudo que você experienciou e aprendeu no tempo de vida que teve com essa pessoa!

Dica 5 – Honre seu ente querido! Identifique quais os valores que norteavam a vida dessa pessoa querida e que também fazem sentido para você! A partir disso, descubra uma forma de direcionar ao mundo ações colaborativas que sejam baseadas nesses valores! Lembre-se, o corpo morre, mas os valores são eternos! A vida pulsa em você e é preciso encontrar ou inventar uma razão para continuar!

As dicas acima não substituem o processo psicoterapêutico. Precisando de apoio profissional, procure um psicólogo de sua confiança.


Luciene Morais
Psicóloga CRP 0437799
Especialista em Neuropsicologia e Terapia Comportamental e Cognitiva. Telefone para contato: 37 9869-9964
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?