fbpx
jc1140x200

Após introduzir a papinha meu bebê está parando de mamar! O que eu posso fazer? | Artigo

Foto: Divulgação

Olá! Hoje trago uma dica que considero muito importante! Após a introdução de frutas e outros alimentos na dieta do filhote, algumas mamães, assim como eu, podem enfrentar dificuldades para prosseguirem com a amamentação no peito.

Enquanto o peito é a única fonte de alimentação para o bebê, este torna-se disposto a sugar por um bom tempo (como se estivesse “bombeando”) até que o “leite desça” e ele consiga o alimento. Entretanto, com a introdução da papinha ele descobre que abrir a boca é suficiente para obter comida. A partir disso, ele pode começar a tentar obter o leite da mesma forma que faz com a papinha, apenas abrindo a boca, desistindo logo em seguida, ao perceber que não obteve o leite. Com o bebê mamando menos o organismo entende que deve reduzir a produção de leite!

Vamos lá ajudar este bebê a retomar o movimento de sucção forte e contínua e assim re-aprender a conseguir o leite com seu próprio esforço?

1 – Coloque seu filho no peito quando estiver certa de que ele está com fome. Caso contrário, não estará motivado à sucção.

2 – Certifique-se de que haja leite no seu peito. Para isso, ordenhe levemente e confira se o leite sai.

3- Posicione seu bebê no peito e aguarde ele começar com o movimento de sucção. Assim que ele começar, aperte levemente seu peito (ordenhando) para que o leite seja liberado.

4- Aguarde ele fazer a sucção novamente, mas dessa vez, espere um tempo um pouquinho maior para liberar manualmente o leite para ele

5- O objetivo é você tornar este espaço de tempo cada vez maior, até que ele se torne capaz ( e tolerante!) de manter a sucção por tempo suficiente para o leite começar a sair sozinho. Neste ponto,  você não precisará mais bombear!

6- Mas atenção! Caso perceba que ele está desistindo, volte a liberar o leite em um espaço de tempo menor e retome o processo.

Logo, logo seu bebê voltará a mamar normalmente e entenderá que com o peito o processo não funciona da mesma forma que funciona com a papinha! Fica aqui minha dica!


Luciene Morais – Psicóloga Comportamental – CRP 04-37799

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?