fbpx
jc1140x200

Álvaro Neto – Compreendendo os tempos

Eu considero muito importante discernirmos o tempo, a dispensação em que vivemos (período em que os cristãos são experimentados em sua obediência às revelações de Deus em sua Palavra).

Não podemos perder o passado de vista, pois ele é o alicerce do presente. Não podemos negligenciar o amanhã, por ser a nossa esperança, também não podemos perder o “HOJE”, pois, o hoje é nossa realidade, é a boa terra para semearmos para o nosso futuro.

A Palavra nos diz na carta aos Hebreus 3.12 que o tempo de Deus se chama HOJE. Confira na Palavra de Deus em Hebreus 3.12-15.

 

HOJE É O NOME DO TEMPO DE DEUS

           É como se Deus, por sua magnífica onisciência, fundisse (ajuntasse) aquilo que fomos, que somos ou poderemos nos tornar, e dissesse: “HOJE, quando ouvires a minha voz não endureça o seu coração”. Ou seja, HOJE, a respeito das lembranças do passado, da vida presente e dos propósitos futuros, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus não endureça o seu coração.

           HOJE… seja perdoado e perdoe a si mesmo e aos outros relativo ao seu passado.

           HOJE… descansena minha magnífica presença.

  HOJE… confie no seu Deus quanto ao futuro. Relaxe e amoleça o seu coração, seja obediente e entrarás no descanso de Deus.

NINGUÉM PODE MUDAR O SEU PASSADO

Ninguém, nem mesmo Deus pode mudar o seu passado, mas Deus pode mudar VOCÊ no que diz respeito ao seu passado. Ele te perdoa, pronto, está feito, pelo poder do sacrifício de Jesus Cristo, o seu passado continua o mesmo, mas você não é mais o mesmo, é uma nova criatura.

E o futuro? O futuro é um mistério e está nas mãos de Deus, mas um dia, quando o futuro se transformar no presente, Deus o confiará em suas mãos, será o seu presente, um tempo de colher e de plantar.

O Senhor nosso Deus planejou toda espécie de bondade e felicidade para o nosso futuro, mas esse futuro depende radicalmente da forma que reagimos ao presente, daquilo que plantamos aqui e agora. (leia: Jr 29.11)

O PRESENTE

O presente tem duas faces, uma passiva (você recebe uma ação e fica quieto, imóvel) e outra ativa (você age, trabalha e se move), que também podem ser chamadas de receber e dar, colher e plantar.

Na face passiva do presente, colhemos de Deus aquilo que plantamos no passado. Na face ativa nós reagimos de forma negativa ou positiva, obediente ou desobediente, ou simplesmente não reagimos quando recebemos de Deus o resultado daquilo que plantamos no passado.

O nosso comportamento com o presente determinará a nova colheita no futuro. É um novo plantio. (leia: Ec11.4,6)

No livro de Provérbios temos vários textos onde uma coisa precede a outra, por exemplo: ”a humildade precede a honra”. A humildade fala de uma atitude que determina o futuro, ou seja, presente humilde é igual a um futuro honrado. (leia: Pv 18.12)

O FUTURO

Todos nós temos bons planos para o nosso futuro, mas, se quisermos êxitos quanto aos mesmos temos que semear aqui mesmo no presente, com humildade. Com humildade, quero dizer com obediência à vontade de Deus.

A Bíblia diz em Filipenses 2.8,9, que o nosso Senhor Jesus “humilhou-se a si mesmo TORNANDO-SE OBEDIENTE ATÉ A MORTE… pelo que também Deus o exaltou sobremaneira”.

Ninguém conseguiu humilhar ao Senhor Jesus por causa do seu grande coração perdoador. Ele simplesmente perdoava os seus inimigos. Mas, ele humilhava-se a si mesmo fazendo-se obediente à vontade soberana de Deus.

Temos de diferenciar humilhação de melindre. Humilhação é obediência, melindre é aquela coisinha egoísta que sentimos quando não somos tratados como gostaríamos que fôssemos.

Temos que aprender a semear mesmo em tempos difíceis. (leia: Sl 126.6)

O SEGREDO DE VIVER BEM

O segredo da vida é não deixar nada passar em branco.

Posicione-se em relação aos fatos que acontecem com você no dia-a-dia. Se o seu posicionamento estiver errado, o Espírito Santo te ensinará o caminho certo.

Em alguns casos seja frio, em outros, seja quente; seja autêntico, mas nunca seja morno, nunca deixe de se posicionar. Eu sei que esse assunto levanta questões que nos leva a pensar e esse é o meu objetivo.

Comece a pensar e agir positivamente quanto ao seu presente. Agora mesmo, faça uma avaliação de sua vida passada, presente e pense nisso: Deus tem um futuro brilhante para você, mas, segundo a Sua Palavra Ele “RETRIBUIRÁ” a cada um segundo as suas obras. (leia: Rm 2.9-11)

Vivemos dias em que o Espírito Santo tem tocado vidas e eu sei que o Espírito Santo está esperando uma resposta, uma atitude das pessoas.

Essa atitude irá determinar um futuro dentro da direção de Deus.

Ser adorador não é apenas cantar uma canção que diz “eu te amo Jesus”. Ele espera mais de nós.

Ser adorador significa estar consciente da presença magnífica de Deus aqui no presente e dispostos a Sua direção.

Esta respirada que você acabou de dar é um presente de Deus para você; agradeça-O por ela enquanto você respira outra vez e diga:“EU ESTOU AQUI, SENHOR, E DIGO SIM À TUA VONTADE. QUANDO EU OUVIR A TUA DOCE VOZ NÃO ENDURECEREI O MEU CORAÇÃO. EU SEREI OBEDIENTE”.

Que o Deus que perdoou o seu passado, te dê sabedoria e humildade no presente para aprovar as coisas excelentes e reprovar as más.O futuro será a consequência disso.

Lembre-se:  Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e o será para sempre.

Em Deus não há mudança nem sombra de variação.

Imutabilidade faz parte dos atributos de Deus.

 

ELE É DEUS E NÓS SOMOS HOMENS E MULHERES

 

Espero que estas palavras escritas tenham te abençoado. Que Ele, o Deus Todo-Poderoso abençoe profundamente sua vida!

Álvaro Neto
Álvaro Neto

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?