fbpx
jc1140x200

Afonia | Artigo

Ilustração

A afonia, também conhecida como rouquidão ou perda de voz, é um problema que atinge qualquer pessoa. Trata-se de uma situação provocada por alterações da mucosa, de qualquer das partes da laringe, sendo as cordas vocais a zona que mais sintomatologia apresentam. É normalmente acompanhada de dor ao engolir, tosse seca ou até mesmo de uma ligeira subida de temperatura. As origens da afonia podem ser variadas e podem surgir como consequência de uma constipação, de uma inflamação da garganta, ou até mesmo de uma alergia. Também a inalação de fumos, como por exemplo do tabaco, a secura ambiental e a utilização vocal em demasia, podem contribuir para o aparecimento de rouquidão, quer no inverno, devido ao maior número de problemas respiratórios, quer na primavera, por causa das alergias.

A rouquidão assume níveis de intensidade diferentes. A disfonia pode ir de um grau ligeiro até o indivíduo ficar privado de voz até a uma rouquidão aguda, que tem a duração de alguns dias ou semanas. Nos restantes casos – quando a rouquidão se mantém por tempo prolongado e muitas vezes sem causa conhecida – estamos perante um quadro crónico, que geralmente é o primeiro sinal de alerta de que algo de errado se passa com o aparelho vocal. Assim, se uma pessoa permanecer rouca por mais de três meses, mesmo que a intensidade diminua nesse período, deve considerar este como um sinal de alarme, pelo que deverá procurar um profissional.

O tratamento varia em função da causa da rouquidão. Pode ir desde o simples repouso vocal, passando por de terapia da fala.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?