fbpx
jc1140x200

Santo Antônio do Monte – Escola Waldomiro Magalhães Pinto desenvolve projeto de incentivo à leitura

A Escola Municipal Waldomiro Magalhães Pinto, por iniciativa da professora Eliana Duarte, vem desenvolvendo há dois anos o projeto de incentivo à leitura com os alunos de 6 a 10 anos. O principal objetivo do projeto é auxiliar as crianças com dificuldades de aprendizagem, despertar o gosto pela leitura, fazer com que os alunos desenvolvam a aprendizagem e saibam refletir, tornando-se um cidadão crítico.

[pull_quote_left]Fui conversando, explicando a importância da leitura em nossa vida e nos estudos, trouxe histórias bem infantis, refletimos sobre elas e eles foram criando o hábito e o gosto pela leitura, e com isto a mudança de comportamento foi inevitável[/pull_quote_left]

Segundo a professora Eliana Duarte, o início do projeto não foi nada fácil, pois tiveram alunos que não liam e nem tinham reações diante da leitura. “Fui conversando, explicando a importância da leitura em nossa vida e nos estudos, trouxe histórias bem infantis, refletimos sobre elas e eles foram criando o hábito e o gosto pela leitura, e com isto a mudança de comportamento foi inevitável”, afirmou a professora.

Para manter o projeto, as aulas de leitura fazem parte da grade curricular dos alunos, ou seja, eles têm dia e hora marcada para irem à biblioteca para lerem, cantarem e ouvirem histórias.

[pull_quote_right]Conto histórias com fantoches, convido outras pessoas para contar também, e hoje para eles é um prazer ir à biblioteca e ler um bom livro. Atualmente, na limitação deles como criança, entendem que o momento é de interação, aprendizado e descoberta[/pull_quote_right]

Para gerar o encanto nos alunos a professora conta que utiliza recursos visuais. “Conto histórias com fantoches, convido outras pessoas para contar também, e hoje para eles é um prazer ir à biblioteca e ler um bom livro. Atualmente, na limitação deles como criança, entendem que o momento é de interação, aprendizado e descoberta”, salientou Eliana.

A professora ainda enfatizou que o projeto visa a melhoria na relação aluno/ professor e despertar a consciência sobre a leitura, contribuindo para a facilidade do ensino. “Penso que um aluno que tem ou desenvolve o hábito da leitura tem uma aprendizagem mais rápida e prazerosa; já os alunos que apresentam algum tipo de dificuldade têm na leitura uma ajuda para melhorar a aprendizagem. O lúdico é muito importante nesta fase. Eu sempre gostei de ler e sentia falta de um projeto que levasse o aluno a conhecer e ter gosto pela leitura, hoje à frente deste projeto me sinto realizada”, afirmou a professora.

DSCF3049DSCF3050

DSCF3047

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?