fbpx
jc1140x200

Santo Antônio do Monte – Projeto Leitura Premiada rende premiação de até mil reais

Interessados em participar devem pegar um livro emprestado na Biblioteca Bueno de Rivera

A Secretaria Municipal de Cultura de Santo Antônio do Monte promove pelo segundo ano o projeto “Leitura Premiada”. Os interessados em participar do concurso deverão pegar um livro emprestado da Biblioteca Bueno de Rivera e fazer o resumo do livro lido. Uma comissão julgadora receberá os trabalhos em envelopes que, além da síntese escrita com o pseudônimo do autor, deverão abrigar um envelope menor, contendo o codinome acompanhado do nome verdadeiro, endereço e telefone de contato. Dessa forma, a identidade dos premiados somente será revelada ao final do julgamento.

Os trabalhos podem ser entregues até o dia 29 de setembro e a premiação é de mil reais para o primeiro colocado adulto e quinhentos reais para o primeiro colocado infanto-juvenil. A premiação acontecerá no dia 14 de novembro, nas dependências da Biblioteca Bueno de Rivera, como forma de levar os participantes, seus parentes e amigos à casa de leitura de Santo Antônio do Monte.

Segundo o secretário municipal de Cultura Carlos Lúcio Gontijo, o projeto “Leitura Premiada” foi criado porque, segundo ele, muitos santantonienses conheciam ou sabiam onde ficava a Biblioteca Bueno de Rivera. “O projeto visa promover a leitura, que é fator primordial na evolução intelectual de toda e qualquer pessoa. Nós, da Cultura, acreditamos nisso e estamos tentando fazer alguma coisa a respeito. O projeto carrega a grandeza do idealismo, que costuma ampliar a dimensão das atitudes e gestos”, afirma Gontijo.

[pull_quote_left]Contamos com escritor, poeta, jornalista, professores, teatrólogos, músico e artista plástica. Ou seja, gente que realmente se importa com as questões culturais e que têm consciência de que a leitura é predicado básico para o desenvolvimento intelectual de crianças, jovens e adultos[/pull_quote_left]

O secretário ainda salientou que no projeto estão engajados vários profissionais relacionados à cultura. “Contamos com escritor, poeta, jornalista, professores, teatrólogos, músico e artista plástica. Ou seja, gente que realmente se importa com as questões culturais e que têm consciência de que a leitura é predicado básico para o desenvolvimento intelectual de crianças, jovens e adultos”, ressalta o secretário.

Carlos Lúcio ainda evidenciou a importância do projeto e afirmou que embora a premiação seja um atrativo, as pessoas não devem se ater somente a isso. “Claro que a premiação é um atrativo a mais, porém a leitura tem que ser absorvida (e entendida) como produto de primeira necessidade, pois alimenta o nosso espírito e nos abastece com o combustível da sensibilidade, que é atributo fundamental para a nossa convivência em sociedade. Ademais, os participantes, além do conteúdo intelectual que adquirem ao ler, passam pela experiência de exercitar a elaboração de texto, que apesar dos pesares permanece como item exponencial na comunicação, pois o mundo virtual da internet não dispensa o mecanismo da escrita, onde realmente revelamos o que somos. É por toda essa gama de razões, que a Biblioteca Bueno de Rivera está de portas abertas para receber os participantes do Projeto Leitura Premiada”, finalizou Gontijo.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?