fbpx
jc1140x200

Lagoa da Prata – Crianças entram na luta contra a dengue

Vicente Amorim e Evangelina

Campanha educativa “Dengue na minha casa não entra” incentiva crianças a assumirem responsabilidade na luta contra a doença

 

O mosquito transmissor da dengue tem mais um adversário. Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Lagoa da Prata participaram de uma campanha educativa contra a doença e hoje se tornaram agentes responsáveis pela fiscalização em suas famílias e nas próprias escolas. A campanha educativa “Dengue na minha casa não entra”, uma parceria entre a Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Educação de Lagoa da Prata, premiou os melhores trabalhos apresentados pelos alunos nas categorias desenho, redação e slogan. Cada um ganhou uma bicicleta.

[pull_quote_left]O caminho é esse. Fiquei encantado com o trabalho das crianças. As secretarias têm que trabalhar em conjunto. A gente espera que outras iniciativas sejam realizadas. O caminho é envolver as famílias[/pull_quote_left]

Em um evento realizado na Secretaria de Educação no dia 25 de abril, os alunos apresentaram ao público os trabalhos apresentados. Participaram da cerimônia pais, professores, secretários e servidores municipais e o vice-prefeito Ismar Roberto de Araújo (Roberto do Tuim), que ressaltou em seu pronunciamento a eficácia do envolvimento das crianças no combate à dengue. “O caminho é esse. Fiquei encantado com o trabalho das crianças. As secretarias têm que trabalhar em conjunto. A gente espera que outras iniciativas sejam realizadas. O caminho é envolver as famílias”, afirmou o vice-prefeito.

[pull_quote_right]Esta é uma maneira que temos de efetivar as ações de combate à dengue. Através das escolas e das crianças. Não trabalhamos sozinhos. Precisamos uns dos outros. Essas crianças mudam o ambiente onde elas vivem, mudam a comunidade. Esse é o papel da educação. Fazer com que o ser humano assuma o seu papel no mundo[/pull_quote_right]

A secretária municipal de Educação, Paulene Andrade, disse que, embora o município tenha intensificado os trabalhos contra a doença nos últimos anos, os índices da dengue continuam avançando. “Esta é uma maneira que temos de efetivar as ações de combate à dengue. Através das escolas e das crianças. Não trabalhamos sozinhos. Precisamos uns dos outros. Essas crianças mudam o ambiente onde elas vivem, mudam a comunidade. Esse é o papel da educação. Fazer com que o ser humano assuma o seu papel no mundo”, destacou Paulene.

Washington Luis Borges é pai de Bárbara Maria Xavier, uma das alunas vencedoras do concurso. Ele disse que a filha mudou o comportamento da família. “Hoje ela vê uma latinha, uma tampinha, e recolhe. Coloca o lixo no lugar correto. Estou muito orgulhoso dela. Ela fez um texto muito lindo”, afirmou Washington.

 

Gabriel Henrique
Gabriel Henrique

 

Bárbara Maria
Bárbara Maria
Fabielly Cristina
Fabielly Cristina

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

[pull_quote_center]

AGRADECIMENTOS

Visivelmente emocionado, o coordenador da Vigilância Sanitária de Lagoa da Prata, Vicente Amorim, agradeceu o trabalho da agente de combate à dengue Evangelina, que coordenou e ministrou as palestras iniciais aos alunos. “É uma pessoa muito dinâmica. Ela montou as palestras em slides, de acordo com a faixa etária das crianças. Conseguiu montar um trabalho que envolvesse e passasse uma mensagem à altura do conhecimento delas. A Evangelina foi uma das principais personagens desse evento”, ressalta Vicente.

[/pull_quote_center]

 

Vicente Amorim e Evangelina
Vicente Amorim e Evangelina
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?