fbpx
jc1140x200

Iguatama – município adere programa de controle ao tabagismo

Visto que o tabagismo é a primeira causa de morte evitável em todo mundo e que provoca diversas doenças graves, deu início no dia 7 de maio o programa “ Iguatama sem tabaco” com o tema “ Viver bem é viver com saúde. Fique longe do cigarro.”

Antes de iniciar o grupo operativo, foi realizado um trabalho entre a Secretaria Municipal de Saúde e o PSF Bela Vista, para o “Ambiente sem tabaco”, que seria um ambiente livre do tabaco naquela unidade e aos arredores dela.

Foram feitas diversas ações e mobilizações social para que isso acontecesse. A primeira delas, foi conscientizar os funcionários da unidade, logo após foi feita capacitações e envolvimento com toda equipe, e a divulgação para a população, para acolher os tabagistas e com isso iniciar os trabalhos com o grupo operativo.

A previsão é para que até no final deste mês todas as unidades de saúde do PSF estejam inseridas nesta campanha “Ambiente sem Tabaco”. No segundo semestre será a vez do trabalho ser realizado no Hospital Municipal São Francisco.

As reuniões do grupo serão compostas por quatro sessões, que serão ministradas pelos coordenadores, sendo uma reunião por semana. Após as quatro sessões, as reuniões de acompanhamento serão feitas quinzenalmente e posterior mensalmente até que se complete um ano.

Fonte: iguatama.mg.gov.br

Foto: Cyberbalada

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?