fbpx
jc1140x200

Carlos Lúcio Gontijo – Casa do Padrinho Vigário ganha verdadeira caracterização

A compra da Casa do Padrinho Vigário pelo Executivo Municipal de Santo Antônio do Monte veio dar àquele patrimônio histórico a possibilidade de maior condição de visitação ao venerado quarto do Monsenhor Otaviano, pois há funcionária disponível, de segunda a sexta-feira, para receber as pessoas interessadas em alimentar tanto o seu conhecimento histórico quanto a sua fé em Deus.
Gerenciar cultura é sempre tarefa das mais difíceis, uma vez que em torno dela gira a ignorância combinada com baixa informação, que termina por desaguar na propagação de inverdades e alguma dose de má vontade, como costuma acontecer no tocante àquilo que não se conhece ou não se tem a devida proximidade.

Hoje, em vez de qualquer prejuízo em relação à descaracterização da Casa do Padrinho Vigário, que ganhou mais vida com sua abertura diária, sua respeitosa e cuidadosa utilização como área de serviço público, que lhe garante o salutar trânsito de pessoas. Prova disso, foi (e é) o relato de cidadão que buscou apoio do Conselho Tutelar e se surpreendeu, ao sair, com um dos garotos que com ele estava dizendo: Tio, eu estive no quarto do padre que morou nesta casa!
Dessa forma, além de pessoas que vão à Casa do Padrinho Vigário sob o único intuito de se dirigir à ala onde se encontra o acervo do venerado Monsenhor Otaviano, contamos agora com a presença do visitante fortuito, que pode transformar-se em propagador da existência do local.
Por iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em nome da Administração 2013/2016, o acervo do Padrinho Vigário ganhou a companhia do Cônego Pedro Paulo Michla, o popular Padre Paulo (após 34 anos de sua morte), e de um memorial em homenagem ao médico Dr. Otaviano Rodrigues dos Santos, que além de fundador da Associação dos Alcoólicos Anônimos na cidade, durante muitos anos recebeu inúmeros pacientes, principalmente das camadas mais pobres, na Casa do Padrinho Vigário.

Dessa forma, na Casa do Padrinho Vigário, o visitante encontra hoje um valioso leque da história de Santo Antônio do Monte, no qual a preocupação central é a valorização de benfeitores do passado, sob a esperança de que, assim agindo, estamos incentivando o surgimento de beneméritos no presente.

No espaço destinado à prestação de homenagem, encontramos muitas figuras ilustres: Monsenhor Otaviano, Padre Paulo, Dr. Otaviano Rodrigues dos Santos, Dr. Wilmar de Oliveira, “João Enfermeiro”, Waldomira Conceição, Arnaldo Franco, grande quantidade de fotografias da antiga paisagem arquitetônica santo-antoniense, objetos antigos e livros.
Por último, apenas para demonstrar o valor que os que são de cultura dão às coisas e detalhes aparentemente sem sentido algum aos olhos embebidos na ignorância, narramos um fato a que assistimos emocionados. Uma senhora chega à Casa do Padrinho Vigário e pergunta se pode ir ao quarto sagrado. Como a visitação agora é diária, ela pôde entrar. Estávamos ocupados na organização do acervo do Padre Paulo e, de onde nos encontrávamos, passamos a ouvir uma oração rezada em voz embargada: era aquela senhora, que acabara de entrar, pedindo fervorosamente ao Padrinho Vigário, por sua intercessão junto ao Criador, para que seu filho, que em breve seria ordenado padre, fosse feliz na caminhada de sacerdote.
Bastaria um único caso como esse para justificar a compra e a abertura da Casa do Padrinho Vigário ao público, pois como nos ensina Platão, “se alguém, além do próprio autor, ler um livro, já terá valido a pena ele ter sido escrito”. Que neste dia 29 de setembro de 2014, saibamos comemorar, os santo-antonienses que têm a cidade no coração, a Casa do Padrinho Vigário como depositária de nossas esperanças na construção de grande futuro alicerçado na sensibilidade da visão social, coletiva e cristã de nossos inesquecíveis e desprendidos benfeitores.

 

Carlos Lúcio Gontijo Poeta, escritor e jornalista Secretário de Cultura e Turismo www.carlosluciogontijo.jor.br
Carlos Lúcio Gontijo Poeta, escritor e jornalista Secretário de Cultura e Turismo www.carlosluciogontijo.jor.br
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?