fbpx
jc1140x200

Alistamento militar obrigatório poderá ser feito pela internet

Jovens homens que completam 18 anos em 2018 tem até o dia 30 de junho para realizar o cadastro

Por: Ismael Costa/ Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santo Antônio do Monte

Desde 2017, o Exército Brasileiro está disponibilizando a opção de alistamento on-line pelo site www.alistamento.eb.mil.br. Segundo informa Álvaro Neto, secretário da 233ª JSM de Santo Antônio do Monte, é necessário fazer o cadastramento em um computador que tenha impressora para emissão do Certificado de Alistamento ao final do cadastro. “Após o cadastro, o cidadão receberá um e-mail ou uma mensagem SMS nos endereços e números cadastrados no ato do alistamento no site”, explica. Após o recebimento do aviso, é necessário comparecer pessoalmente à Junta Militar para solicitar o Certificado de Dispensa da Incorporação (situação para quem fez o alistamento cadastrando um endereço válido de Santo Antônio do Monte). “Os documentos necessários são Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento original, CPF e Comprovante de residência (conta de água ou luz). “O período de alistamento teve início dia 01 de janeiro e encerra-se impreterivelmente no dia 30 de junho”, acrescenta. Após essa data, é cobrada a Taxa de Alistamento Fora do Prazo, atualmente no valor de R$4,10 (quatro reais, dez centavos).

Para quem completou 18 anos em 2017 ou anos anteriores

Para aqueles que não têm certeza se já se alistaram ou não, é necessário comparecer à Junta Militar para realização de uma pesquisa a nível nacional, evitando que ocorra um duplo alistamento. “Também é necessária a apresentação da Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento/Casamento original, CPF e Comprovante de residência”, destaca.

Atualmente, tem sido comum a exigência por parte de empresas, da apresentação do Certificado de Dispensa da Incorporação no ato de contratação ou assinatura da Carteira de Trabalho. “Para o cidadão que não alistou em Santo Antônio do Monte e sim em uma cidade que tenha o Tiro de Guerra, ele deverá portar o Certificado de Reservista, uma vez que participou das atividades e treinamentos militares no período em que fez o Tiro de Guerra. Se não portar, terá que procurar o documento na cidade onde fez o Tiro de Guerra ou em uma cidade mais próxima do seu domicílio, onde exista o Tiro de Guerra”, disse.

Em caso de perda do documento, é preciso procurar a Junta Militar para solicitar a 2ª Via do Certificado de Dispensa da Incorporação. O prazo médio entre a solicitação e retirada do documento é de 60 dias. A Junta Militar funciona no prédio da Prefeitura de Santo Antônio do Monte, horário de 08h às 11h – para solicitação de documentos 1ª Via e 2ª Via e no horário de 13h às 18h – para alistamentos de jovens com 18 anos ou mais. Contato: 3281-7328 – ramal 35.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?