fbpx
jc1140x200

A renúncia do prefeito de Santo Antônio do Monte

A renúncia do ex-prefeito Wilmar de Oliveira Filho surpreendeu a todos. Dr. Wilmar, como é conhecido, reúne todas as credenciais para fazer uma administração notável: médico reconhecidamente competente, personalidade atuante na saúde da região e influência em vários setores da política mineira. Pessoalmente, tive a oportunidade de desenvolver trabalhos diretamente sob a chancela dele, na Fundação Dr. José Maria dos Mares Guia, e pude comprovar a referência dele e desta instituição no tratamento da diabetes e hipertensão.

Embora Santo Antônio do Monte tenha as mesmas dificuldades orçamentárias dos demais municípios brasileiros, não havia nenhuma crise política no governo. O cenário político, aliás, sempre foi demasiadamente confortável, comum a Câmara alinhada aos interesses da administração. Em termos financeiros, os cofres de Samonte estão até em situação mais confortável do que a maioria dos municípios da região, conforme dados do Tribunal e Contas que você confere nesta edição.

O principal revés que o governo enfrentou nesses 24 meses foi nas redes sociais, na internet um terreno ainda sem lei. A administração municipal e o próprio prefeito foram duramente criticados e cobrados. Até a família de Dr. Wilmar foi vítima de difamação por parte dos perfis falsos na web. Isso é deplorável em qualquer situação. As críticas ao político devem e precisam acontecer. Mas a família é sagrada e tem que ser preservada. Talvez seja isso o que quis dizer o vereador Luis Resende ao atribuir a ofensiva de uma “oposição irresponsável”. Porque na verdade, dentro da esfera política, a oposição foi feita de forma bem moderada por apenas dois ou três vereadores. A grande maioria sempre rezou na cartilha do governo.

O certo é que as políticas e governança pública precisam acompanhar as mudanças da sociedade. Hoje, os mecanismos de controle estão muito mais rígidos e eficientes (o que, por vezes, deixa a administração ainda mais lenta). O Ministério Público e o Tribunal de Contas acompanham com muito mais afinco as ações do governo. Os gestores hoje não conseguem fazer tudo do mesmo jeito de 10,15 anos atrás, como se fossem os donos da cidade. E o cidadão, que geralmente não tem voz nos tradicionais veículos de comunicação alinhados ao governo, tem voz e repercussão nas redes sociais e muitas vezes se esconde atrás de um perfil falso por medo de perseguição política, o que não justifica, em hipótese alguma, mentiras e calúnias sobre a família de qualquer pessoa pública.

Os processos estão mais transparentes e exigem que os gestores sejam assim, além de serem eficientes, de acordo com o que prometeram durante a campanha eleitoral. Para o cidadão, o que importa é o serviço público sendo executado de forma eficiente e de acordo com o que foi prometido. É como disse o capitão Nascimento, no filme Tropa de Elite:“ Missão dada é missão cumprida, parceiro!”. Na política, para o cidadão atuante de hoje, a frase contextualizada é: “Promessa feita, é promessa cumprida, político!”.

Isto posto, nossos votos são de que o prefeito Dinho do Braz tenha sabedoria e sucesso para conduzir o restante do atual mandato à frente do município de Santo Antônio do Monte. O Jornal Cidade deixa o espaço em aberto para que ele fale sobre os seus projetos e preste contas do que foi feito pelo governo até o momento.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?