COMPARTILHAR
Continua depois da publicidade.
Campanha de vacinação contra paralisia e sarampo encerra-se nesta sexta, 28/11. Vacinação contra o HPV continua disponível e Unidades de Saúde de Samonte começam a vacinar gestantes contra a coqueluche

A partir deste mês, grávidas e recém-nascidos ganharam um novo reforço para proteção contra coqueluche. As Unidade de Saúde de Santo Antônio do Monte já estão disponibilizando a vacina acelular contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa), que entrou este ano no Calendário Nacional de Vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é reduzir a incidência e mortalidade causada pela doença entre os recém-nascidos. “O público alvo dessa imunização são gestantes da 27º semana até a 36º semana de gestação, portanto o mais próximo do parto possível. É importante esclarecer que em todas as gestações, a mulher deverá receber uma dose da vacina”, explica a Coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde Débora Rabelo Silva. A vacina dTpa gera proteção da mãe para o filho, pois além de se proteger, a mãe passa anticorpos para seu filho ainda no período de gravidez, garantindo ao bebê imunidade nos primeiros meses de vida até que ele complete o esquema vacinal contra coqueluche, definido pelo calendário básico. A dTpa é a única vacina contra coqueluche que pode ser administrada de maneira segura em adultos.

Imagem_Ministerio_da_SaudeTambém está disponível a vacina contra o papilomavírus humano (HPV), introduzida em março deste ano no calendário do SUS, para meninas adolescentes de 11 à 13 anos. “A partir de 2015, a faixa etária vacinada será modificada para meninas de 10 à 11 anos. Nesta vacina está a proteção contra os quatro principais vírus causadores do câncer de colo do útero. É importante que as mães e os pais levem suas filhas para vacinarem, principalmente aquelas que já receberam a primeira dose porque é necessário receber a segunda dose para completar a proteção”, acrescenta Débora Rabelo.

O público alvo dessa imunização são gestantes da 27º semana até a 36º semana de gestação, portanto o mais próximo do parto possível. È importante esclarecer que em todas as gestações, a mulher deverá receber uma dose da vacina

Continua depois da publicidade.

Além disso, duas campanhas de vacinação que começaram dia 08/11 serão encerradas nesta sexta, dia 28. O público-alvo da campanha contra a poliomielite são as crianças entre seis meses e menores de cinco anos. Já do sarampo, as crianças com idade de um até quatro anos, 11 meses e 29 dias. “Em Santo Antônio do Monte, a meta de cobertura é de 95% para as duas vacinas. Até o momento, atingimos o índice de 70% na vacina de poliomielite e 80% na vacina de sarampo”, informa Débora. A vacina contra o sarampo disponibilizada pelo SUS é triviral e protege também contra a caxumba e a rubéola. Todas as vacinas são gratuitas e estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde urbanas e rurais do município, de 08h às 17h horas e às terças em horário especial até às 19h.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santo Antônio do Monte.

 

 

Deixe o seu comentário e compartilhe no Whatsapp