fbpx
jc1140x200

Santo Antônio do Monte realiza ‘Jornada Pedagógica’ com reflexões inclusivas

O evento será realizado na próxima segunda-feira (31), de 7h às 17h20, na Câmara Municipal.

Santo Antônio do Monte se prepara para a “Jornada Pedagógica de 2023”, que terá como tema as “Reflexões sobre os Transtornos do Desenvolvimento Infantil e Intervenções”. O evento será realizado na próxima segunda-feira (31), de 7h às 17h20, na Câmara Municipal.

O objetivo do evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED é sensibilizar profissionais da Rede Municipal de Ensino sobre as características das crianças com transtornos do desenvolvimento, assim como evidenciar as intervenções a serem realizadas em prol da superação de limitações.

Partindo da premissa Marion Welchmann que “se uma criança não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensiná-la da maneira que ela pode aprender”, a Jornada Pedagógica de Santo Antônio do Monte pretende despertar nos profissionais a compreensão e as reflexões sobre os transtornos do desenvolvimento infantil, e principalmente, fazendo-os entender que as intervenções precisam ser contínuas. “A Jornada Pedagógica destaca os desafios enfrentados diariamente pelos profissionais que atuam diretamente com as crianças que possuem algum tipo de transtorno do desenvolvimento Infantil, que podem se manifestar em diversas áreas, como linguagem, comunicação, habilidades motoras, interação social e comportamento. Promover uma Educação Inclusiva, pautada no respeito à diversidade e desenvolver alternativas para compartilhar o conhecimento no contexto das dificuldades e habilidades individuais é de extrema importância para que as crianças aprendam”, enfatiza a Secretária Arminda Elaine Gonçalves Cabral.

A Jornada Pedagógica 2023 será um momento significativo para o planejamento e alinhamento das práticas pedagógicas das escolas, CEMEI’s e CEMAP. O público-alvo são profissionais da equipe pedagógica, auxiliares de secretária e de serviços de educação básica e as educadoras dos CEMEI’s.

A programação se divide em três palestras e uma dinâmica:

O neuropediatra Dr. Marcone de Souza Oliveira promoverá uma reflexão sobre intervenções úteis para ajudar nos processos de ensino e aprendizagem das crianças com algum tipo de transtorno do desenvolvimento.
A fonoaudióloga Heloísa Neves esclarecerá sobre o Método Fônico, uma abordagem de ensino da leitura e da escrita que se baseia na associação dos sons das letras (fonemas) com suas respectivas representações gráficas (grafemas). Sendo assim, as crianças aprendem a ler e escrever por meio da compreensão dos sons das letras e como eles se combinam para formar palavras.

A psicóloga Patrícia Nascimento Amaral Vieira abordará o poder das boas relações no ambiente escolar infantil. As boas relações criam um ambiente acolhedor e seguro para os membros da comunidade escolar.

Para finalizar, a educadora Cali Silva desenvolverá uma dinâmica sobre as singularidades, diferenças e semelhanças, enaltecendo o olhar empático e sensível que deve ocorrer quando se trabalha na Educação.

Como podemos perceber a Jornada Pedagógica será um espaço elaborado para capacitar profissionais da Rede Municipal de Ensino. A Educação é uma das prioridades da Administração 2021/2024 e os investimentos pontuais e contínuos nesta área tornam a metodologia de trabalho da SEMED um exemplo para outros municípios.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?