fbpx
jc1140x200

Escola Municipal Doutor Jacinto Campos celebra 95 anos de história em Lagoa da Prata

Sendo a escola mais antiga do município, ela foi fundada antes mesmo de Lagoa da Prata ser emancipada.

A Escola Municipal Doutor Jacinto Campos está comemorando 95 anos de existência. Uma escola que já formou milhares de alunos e que tem um verdadeiro legado em Lagoa da Prata, o de transformar vidas através da Educação.

Sendo a escola mais antiga do município, ela foi fundada antes mesmo de Lagoa da Prata ser emancipada.

Para celebrar a data, na última segunda-feira (26), professores e funcionários da Escola Jacinto Campos, se uniram para promover uma passeata com os alunos da instituição. A passeata, que partiu da própria escola, percorreu as principais ruas do centro da cidade e contou com o apoio e participação da população.

Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lagoa da Prata/ divulgação.

Atualmente, a Escola Municipal Dr. Jacinto Campos conta com 26 turmas, 76 funcionários e 750 alunos.

A fundação

Idealizada pelo Coronel Alexandre Bernardes Primo, ele foi um dos benfeitores da cidade de Lagoa da Prata. Por meio de uma lista reunida, Alexandre conseguiu no governo do Dr. Fernando de Melo Viano, por intermédio do vice-governador Olegário Maciel um prédio para funcionar o primeiro grupo escolar em Lagoa da Prata.

Mesmo com a mudança de governo conseguiu o coronel Alexandre o seu intuito, na gestão do Sr. Antônio Carlos Ribeiro de Andrade, por intermédio do secretário do interior senhor Francisco Campos. A escola criada recebeu o nome de Grupo Escolar Doutor Jacinto Campos para homenagear o secretário na pessoa de seu genitor Jacinto Alves da Silva Campos.

No dia 26 de fevereiro de 1929, instalou-se o Grupo Escolar “Dr. Jacinto Campos” em prédio próprio no lugar aonde ainda está situado, num prédio com cinco salas, gabinete do diretor e instalações sanitárias, e tendo como a primeira diretora a professora Venina Gomes e oito professores.

O terreno onde construiu a escola foi adquirido através de permuta entre o Estado de MG e o Sr. Cecílio Bernardes e sua esposa Dona Rosa Maciel Bernardes, quando era Secretário da Educação e da Saúde pública, o Sr. Novaltino Lima como faz certo a Escritura Pública lavrada em 11 de fevereiro de 1993 no cartório do 1º Ofício de Notas de Belo horizonte, livro 104 folha 33.


E você, tem uma história de muita saudade com a escola? Conta pra gente!

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?