fbpx
jc1140x200

Santo Antônio do Monte – Casa do Padre Vigário abriga Conselho Tutelar e CREAS

Imóvel adquirido com o objetivo de ser um museu, recebe dois departamentos da administração municipal

 

Adquirido pela Prefeitura de Santo Antônio do Monte em janeiro passado com o objetivo de ser um museu, o casarão onde viveu Monsenhor Otaviano (Padrinho Vigário) está abrigando dois serviços da administração municipal: o Conselho Tutelar e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). O quarto do imóvel, santuário dos santantonienses desde 1928, é tombado como bem cultural.

A assessoria de comunicação da prefeitura informou que utilização do imóvel foi necessária devido à contingência financeira. “A Prefeitura de Santo Antônio do Monte colocou em prática um processo de adequação e restrição dos contratos de imóveis alugados. Salientamos tratar-se de uma modificação provisória e que o conselho responsável acompanhará a manutenção do prédio por meio de fiscalizações constantes que impeçam possíveis descaracterizações do imóvel”, informa a nota.

De acordo com a assessoria da prefeitura, o imóvel só poderá sofrer mudanças físicas se o Conselho Deliberativo de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico licenciar essas alterações. “Ainda não existem projetos para que essas reformas aconteçam. Até o momento, o local será preservado pelo próprio conselho, que sempre fará visitas de monitoramento. Porém, o local jamais pode ser descaracterizado por se tratar de um imóvel tombado pelo Patrimônio histórico do município de Santo Antônio do Monte”.

[pull_quote_left]Diante do quadro que se nos apresenta, enfatizando que o casarão não conta com quaisquer dos móveis antigos que compunham os seus compartimentos, dispondo apenas do rico acervo dos aposentos do Padrinho Vigário, que não pode ficar isolado, o Departamento de Cultura, em nome da Administração Municipal, já buscou entendimento para a instalação de novo acervo, em homenagem e honra à figura do Padre Paulo, que ficará no quarto ao lado, em corredor independente e completamente separado das áreas utilizadas pelo Conselho Tutelar e pelo CREAS[/pull_quote_left]

O secretário de Cultura e Turismo, Carlos Lúcio Gontijo, corrobora as dificuldades de caixa das finanças municipais, afirma que o governo tem a pretensão de instalar um novo acerto em homenagem ao religioso. “Diante do quadro que se nos apresenta, enfatizando que o casarão não conta com quaisquer dos móveis antigos que compunham os seus compartimentos, dispondo apenas do rico acervo dos aposentos do Padrinho Vigário, que não pode ficar isolado, o Departamento de Cultura, em nome da Administração Municipal, já buscou entendimento para a instalação de novo acervo, em homenagem e honra à figura do Padre Paulo, que ficará no quarto ao lado, em corredor independente e completamente separado das áreas utilizadas pelo Conselho Tutelar e pelo CREAS”, afirma Gontijo.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?