fbpx
jc1140x200

Queimadas em Lagoa da Prata e região: Bombeiros alertam para cuidados em período de seca

10° Batalhão de Bombeiros Militar especificou cuidados da população frente às recorrentes queimadas dessa época do ano.

Lagoa da Prata e outras cidades da Região Centro-Oeste de Minas tem lidado com um problema recorrente, com prejuízos para o meio-ambiente e para a saúde da população: as queimadas. 

Com a chegada da estação seca, que geralmente se estende de maio a setembro, a combinação de altas temperaturas, baixa umidade e vegetação ressecada cria um ambiente propício para a propagação do fogo. Esse cenário preocupante traz consigo consequências ambientais, sociais e econômicas de grande magnitude.

Durante o mês de agosto, uma mesma cena se repetiu diversas vezes, conforme relatado pelos leitores do Jornal Cidade: uma área antes verde, em poucos segundos, transformou-se em uma nuvem de fumaça e cinzas. 

Além dos impactos ambientais, as queimadas têm implicações diretas na saúde pública. A fumaça proveniente dos incêndios carrega partículas finas e poluentes atmosféricos que podem agravar problemas respiratórios, como asma e bronquite, e aumentar os riscos cardiovasculares. Crianças, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes são particularmente vulneráveis a esses efeitos adversos.

À Reportagem, o 10° Batalhão de Bombeiros Militar comentou que “as queimadas são frequentes nesta época do ano, até mesmo devido ao período de estiagem que ocorre do inverno (meados de maio) até o início da primavera (setembro). Além disso, o registro de queimadas deste ano, até o momento, é inferior ao do ano passado”. 

Devido às condições climáticas (temperatura do dia mais alta, umidade do ar mais baixa, maior incidência de ventos e longo período sem chuvas)  a vegetação fica mais seca e, consequentemente, mais propícia a incêndios. Estes fatores integrados com ações negligências e criminosas de algumas pessoas favorecem a ocorrência de queimadas. 

Os militares também alertam para cuidados básicos que a população deve observar ao se deparar com uma queimada. 

Há alguns comportamentos básicos que todos deveriam adotar:

  • 1) ao limpar lotes/terrenos, optar sempre pela capina ou orçamento e nunca, em hipótese alguma, utilize fogo.
  • 2) Não jogar pontas de cigarro para fora de veículos, principalmente em rodovias.
  • 3) Ao deixar locais de acampamento, certifique-se de que as fogueiras foram totalmente apagadas e, se possível, aplique uma boa quantidade de água ou terra/areia.
  • 4) Ao se deparar com atitudes que possam causar um incêndio, denuncie pelos telefones:

190 – Polícia Militar;

193 – Corpo de Bombeiros Militar;

181 – Disque denúncia Unificado (identidade mantida em sigilo).

  • 5) Em caso de incêndio em vegetação, ligue para o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.

Além disso, o 10° BBM afirma que “ao se deparar com uma queimada, jamais tente apagar o fogo sozinho, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193, o rápido acionamento garante a mobilização das equipes para o combate ao incêndio e minimiza os danos para o meio ambiente”. 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?