fbpx
jc1140x200

Operação policial desmantela quadrilha de clonagem de WhatsApp que lesou vítimas em Lagoa da Prata e outras cidades

Seis suspeitos foram presos no Ceará após aplicarem golpes virtuais milionários por meio da clonagem do aplicativo de mensagens.

Na última quarta-feira (23), uma operação policial batizada de “Dublê” desarticulou um grupo suspeito de promover golpes de clonagem do WhatsApp, lesando moradores de diversas cidades de Minas Gerais e outros estados. Seis mandados de prisão foram executados no Ceará, marcando um avanço significativo na luta contra o crime cibernético.

Os golpes eram elaborados com maestria, envolvendo a clonagem do aplicativo de mensagens ou a criação de perfis falsos com imagens de parentes ou amigos das vítimas. Sob pretexto de troca de chip ou outras justificativas plausíveis, os estelionatários contatavam suas vítimas, solicitando transferências monetárias para contas de terceiros. A confiança das vítimas era obtida devido à presença de fotos de pessoas conhecidas nos perfis falsos.

As ações enganosas se espalharam por diversas cidades de Minas Gerais, incluindo Araguari, Araxá, Ituiutaba, Frutal, Patrocínio, Uberaba, Uberlândia, Poços de Caldas, Nanuque, Lagoa da Prata, Santa Luzia, Belo Horizonte, Vespasiano, Ubá, Ribeirão das Neves, Juiz de Fora, Ipatinga e Três Corações.

Os mandados de prisão foram executados nas cidades de Fortaleza e Maracanaú, ambas no Ceará, pela Vara Criminal de Frutal, Minas Gerais. Entre os presos, figuram três homens com idades entre 26 e 38 anos, e três mulheres, cujas idades variam de 28 a 45 anos. As autoridades estimam que o prejuízo somente no estado mineiro alcance a marca de cerca de R$ 120 mil para as vítimas. No entanto, ao considerar o alcance dos golpes em outros estados, esse valor pode ultrapassar a casa de R$ 1 milhão.

De acordo com informações da Polícia Civil, os criminosos abriram mais de 180 contas bancárias com o intuito de facilitar a consumação dos golpes. As acusações contra os suspeitos incluem organização criminosa, estelionato por meio de fraude eletrônica e lavagem de dinheiro. A operação “Dublê” representa um passo importante no combate aos crimes cibernéticos e um sinal de que as forças de segurança estão atentas e agindo contra essa nova onda de delitos sofisticados.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?