fbpx
jc1140x200

Prefeitura de Luz oferece castração gratuita de cães e gatos com inauguração do Castramóvel

Veículo possui estrutura completa e segue normas do Conselho de Medicina Veterinária para oferecer um serviço seguro e eficiente.

A Prefeitura de Luz inaugurou na última terça-feira (30) o Castramóvel, um veículo equipado para realizar o serviço de castração de cachorros e gatos. A iniciativa visa o controle populacional de animais de rua e domésticos, além de contribuir para a saúde pública.

O veículo possui uma sala cirúrgica de assepsia, de tricotomia e uma pós-cirúrgica – climatizadas e devidamente adaptadas com mesas em inox. É equipado com armários, gabinetes lavatórios, ar-condicionado, autoclave, gaiola com capacidade para oito animais e um gerador.

Castração realizada por profissionais capacitados

De maneira segura e respeitando todas as normas e exigências do Conselho de Medicina Veterinária, no Castramóvel são realizadas as castrações, sempre na presença de um médico veterinário e auxiliares. O serviço é destinado a animais de famílias de baixa renda, com prioridade para cães e gatos em situação de rua.

Segundo a prefeitura, a medida tem como objetivo controlar a população de animais abandonados nas ruas e, assim, reduzir o risco de transmissão de doenças. A iniciativa também contribui para o bem-estar dos animais, uma vez que a castração pode prevenir diversas doenças e aumentar a expectativa de vida.

O Castramóvel deve percorrer todos os bairros da cidade, e os interessados em utilizar o serviço podem se inscrever diretamente na Secretaria de Saúde. A expectativa é que a iniciativa contribua para a redução do número de animais abandonados nas ruas e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida da população de Luz.

Cadastro para castração gratuita

Quem tiver interesse em castrar o seu cachorro ou o seu gato, de forma gratuita, pode procurar o setor de endemias da Prefeitura de Luz e fazer o seu cadastro. O cadastramento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 17h, na rua São Paulo, 380, esquina com a rua Cocais. Dúvidas e informações, o cidadão pode ligar no telefone 3421.2461.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?