fbpx
jc1140x200

Prefeito de Samonte é reeleito presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Centro-Oeste Mineiro

Atualmente, 35 munícipios integram o consórcio, beneficiando uma população de aproximadamente 740 mil habitantes.

O prefeito municipal de Santo Antônio do Monte, Léo Camilo foi reeleito à Presidência do CIAS – Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Centro-Oeste Mineiro, sendo o vice-presidente Ozéas da Silva Campos – prefeito de Pompéu, nesta terça-feira (17), no salão Lions Club, na cidade de Pitangui. O mandato tem a duração de dois anos (2023 a 2024).

 

O presidente do CIAS ressalta a importância da continuidade do mandato “assumi a presidência ano passado, é gratificante a confiança dos municípios consorciados em nosso trabalho. O consórcio tem avançado bastante nos estudos dos resíduos sólidos juntamente com o FEP Caixa – Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão, para a viabilização da concessão”, pontua Léo Camilo.

O vice-presidente Ozéas da Silva Campos relata a importância do consórcio para todos os participantes, “o CIAS tem um papel fundamental principalmente para os munícipios de pequeno porte, por meio do consórcio nós temos a oportunidade de cumprir juntamente com outras cidades as obrigações exigidas legalmente relacionadas ao meio ambiente”, conclui.

A assembleia também elegeu cinco prefeitos para o Conselho Fiscal, foram eleitos Bertolino da Costa Neto (Bom Despacho), Agostinho Carlos Oliveira (Luz), Geraldo Magela da Silva (Araújos), Fábio Alves Costa Fonseca (Igaratinga) e Elder Correa de Freitas (Leandro Ferreira).

Na ocasião, o presidente também indicou a continuidade do secretário executivo Célio Cabral referendado pela assembleia. O secretário destacou o trabalho realizado na gestão, “é uma honra integrar a equipe do CIAS que possui um projeto relevante para os municípios consorciados que beneficiará aproximadamente 740 mil habitantes”, afirma.

O atual presidente foi eleito por aclamação. Para Léo Camilo o consórcio é de extrema relevância para os 35 municípios consorciados, “juntos vamos resolver a questão dos resíduos sólidos do Centro Oeste Mineiro, o projeto está bastante adiantado, provavelmente ao final do ano abriremos o edital para a concessão. É gratificante ter a confiança de todos os prefeitos na gestão do CIAS”, conclui.

O evento contou com a participação de prefeitos, vice-prefeitos, secretários de meio ambiente, assessores e gestores.

Os municípios participantes do Cias são: Abaeté, Araújos, Bambuí, Biquinhas, Bom Despacho, Carmo do Cajuru, Cedro do Abaeté, Conceição do Pará, Córrego Danta, Divinópolis, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Igaratinga, Leandro Ferreira, Luz, Maravilhas, Martinho Campos, Moema, Morada Nova de Minas, Nova Serrana, Onça de Pitangui, Paineiras, Papagaios, Pedra do Indaiá, Pequi, Perdigão, Pitangui, Pompéu, Quartel Geral, Santo Antônio do Monte, São Gonçalo do Pará, São José da Varginha, São Sebastião do Oeste, Serra da Saudade e Tapiraí.

Sobre o CIAS Centro Oeste

O consórcio busca soluções para o tratamento e a destinação final dos resíduos sólidos urbanos (RSU), sendo prioridade o descarte correto para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e o atendimento ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PLANARES).

Atualmente, 35 munícipios integram o consórcio, beneficiando uma população de aproximadamente 740 mil habitantes.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?