fbpx
jc1140x200

Por falta de equipe que atenda 24h, Santa Casa de Arcos está novamente impedida de realizar partos

No dia 20 de julho, prática obstétrica foi liberada após o hospital contratar equipe médica de plantão. Contudo, após o desligamento destes profissionais, Vigilância Sanitária realizou nota interdição.

Há menos de um mês da liberação da Santa Casa de Arcos para a realização de partos, o Hospital está novamente proibido de realizar o procedimento. A decisão partiu do Núcleo de Vigilância Sanitária e foi divulgada neste sábado (6). 

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), explicou que a Santa Casa de Arcos só poderá retornar a realizar partos após providenciar uma equipe multiprofissional composta por obstetra e pediatra que atenda 24 horas. 

A medida não se aplica aos partos de urgência e emergência. 

Em nota, a Provedoria da Santa Casa esclareceu que esta nova interdição se deve ao desligamento dos pediatras contratados recentemente pelo hospital, através da decisão unilateral dos respectivos médicos. 

“Diante da notificação da Vigilância Sanitária, interditando cautelarmente a realização de partos na Santa Casa, devido à falta de médicos pediatras em plantão de 24 horas, a Provedoria informa que os desligamentos de pediatras registrados recentemente são resultantes de decisões unilaterais dos respectivos médicos. A Provedoria segue buscando recompor o quadro para retornar à normalidade. Além disso, destaca que casos de urgência e emergência sem possibilidade de transferência, está autorizada a realizar o parto, conforme prevê a notificação”, informou. 

Entenda o caso

A Vigilância de Saúde, em 8 de Julho, realizou na Santa Casa de Arcos, uma primeira interdição em serviços na área obstétrica devido à falta de profissionais plantonistas (pediatra e obstetra).

O primeiro Secretário da Provedoria da Unidade, Fernando Noronha, à época, informou que o risco sanitário referia-se, especificamente, à inexistência de equipe completa de médicos com as especialidades exigidas para a realização de partos, que no caso são os profissionais da pediatria.

No dia 20 de julho, após contratar uma equipe em escala de plantão presencial, o hospital foi liberado para o procedimento. Contudo, o recente desligamento destes mesmos profissionais fez que a Santa Casa de Arcos voltasse à situação inicial, impossibilitando-a de realizar partos que não sejam de urgência e emergência. 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?