fbpx
jc1140x200

Vigilância Sanitária libera Santa Casa de Arcos para realização de partos

Desde o dia 8 de julho, o hospital estava proibido de exercer esta prática por conta da falta de uma equipe plantonista especializada.

A partir desta quarta-feira (20), a Santa Casa de Arcos está liberada para realizar partos. Desde o dia 8 de julho, o hospital estava proibido de exercer esta prática por conta da falta de uma equipe plantonista especializada.

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, à época, explicou que o procedimento só podia ser feito se a Santa Casa providenciasse uma equipe multiprofissional composta por obstetra e pediatra – situação que já se regularizou.

De acordo com a nota da Vigilância Sanitária do estado, a Santa Casa apresentou escala médica comprovando que mantém médico pediatra de plantão presencial 24 horas por dia para atendimento de recém-nascidos.

“Fica o hospital ciente de que é obrigado a manter equipe multiprofissional composta, inclusive, por médico obstetra e médico pediatra para atendimento a todos os partos realizados na instituição”, concluiu.

Entenda o caso

A Vigilância de Saúde, na sexta-feira (8), realizou na Santa Casa de Arcos, uma interdição em serviços na área obstétrica devido à falta de profissionais plantonistas (pediatra e obstetra).

Em nota, foi informado que o hospital estava em busca de profissionais e que, posteriormente, iria regularizar a situação e voltar a realizar partos novamente.

O primeiro Secretário da Provedoria da Unidade, Fernando Noronha, informou que o risco sanitário refere-se, especificamente, à inexistência de equipe completa de médicos com as especialidades exigidas para a realização de partos, que no caso são os profissionais da pediatria.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?