fbpx
jc1140x200

Organização Panamericana de Saúde implantará laboratório modelo em Samonte

Representantes do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass)  da Organização Panamericana de Saúde (Opas), do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado de Minas Gerais estiveram hoje em Santo Antônio do Monte para inaugurar o “Laboratório de Inovação Modelo de Atenção às Condições Crônicas”. Este projeto é único no Brasil e só existiu uma vez na cidade de Curitiba.

As condições crônicas são o grande desafio do Sistema de Saúde em todo o país. Tratá-las implica na implementação de metodologias e estratégias que provoquem efetivamente a mudança no estilo de vida das pessoas tais como estímulo a alimentação saudável, a atividade física regular, a diminuição do stress, diminuição do tabagismo, entre muitos outros fatores decisivos na qualidade de vida.

“O Laboratório de Inovações no cuidado às condições crônicas é um espaço para a produção de evidências de boa gestão, a partir de práticas inovadoras desenvolvidas pelos gestores do SUS, especialmente na construção e na gestão das Redes de Atenção à Saúde, coordenadas pela Atenção Primária à Saúde. Um de seus principais objetivos é produzir e disseminar conhecimentos e, não somente, introduzir tecnologias já validadas empiricamente…Por meio do Laboratório de Inovações, o Conass e a Opas realizarão uma série de debates sobre o tema para permitir a troca de saberes, entre especialistas e profissionais de saúde, sobre os desafios da mudança do modelo de atenção e constituição das Redes”, explica Rita Cataneli, gerente de Núcleos Técnicos do Conass.

Trabalhar na prevenção, estimular novos comportamentos priorizando hábitos conscientes e saudáveis é um dos grandes pilares dos esforços conjuntos da Gestão Compartilhada da Secretária  Municipal de Saúde de Santo Antônio do Monte, enfatiza a Secretária Raquel Resende.

A Fundação de Saúde de Santo Antônio do Monte já é referência da Organização Pan Americana de Saúde nos programas Viva Vida e Hiperdia. A escolha do município se dá pelo auto nível de atendimento aos pacientes de hipertensão, diabetes e outras doenças crônicas não transmissíveis.

Fonte: www.revistaagora.tv

Foto: divulgação Fundação Dr. José Maria dos Mares Guia

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?