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O ‘brincar’ para o desenvolvimento infantil

É por meio desses momentos lúdicos, que além da criança se divertir, também estará adquirindo habilidades sociais, afetivas, cognitivas, sensoriais e psicomotoras.

Quando falamos sobre o brincar muitas pessoas, ainda possuem uma ideia de que é apenas um momento de diversão, para entreter a criança em horas vagas, ou distraí-la; porém, é um momento em que a criança está experimentando o mundo que está a sua volta, através dos sentidos e movimentos. Enquanto brinca, ela está aprendendo e se desenvolvendo, de uma forma divertida.

“Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.” (1998, v.2, p. 22).

São por meio desses momentos lúdicos, que além da criança se divertir, também estará adquirindo habilidades sociais, afetivas, cognitivas, sensoriais e psicomotoras, construindo sua identidade, autonomia, e comunicação; com o mundo, com o outro e consigo mesma.

Nas brincadeiras de faz-de-conta, por exemplo, a criança experimenta e representa situações de secotidiano ou em que se imagina estar, e assim a criatividade, imaginação e adaptação são estimuladas, e também habilidades essenciais para sua vida adulta.

“(…) ao brincar, a criança estimula todos os sentidos, uma atividade essencial, especialmente nos primeiros anos de vida. É por meio dos sons, cheiros e gostos que o bebê conhece o mundo. (…) são os sentidos que nos ajudam a compreender o que se passa ao nosso a fim de tomar decisões com mais rapidez.” (BRITES, P.75, 2020)

Esses momentos leves e descontraídos devem receber a devida atenção, reconhecendo sua importância e serem incluídos na rotina da criança, não como simplesmente horas vagas, mas como momentos importantes para seu desenvolvimento. A criança não está apenas brincando, ela está experimentando, aprendendo e desenvolvendo e se divertindo. O lúdico, as brincadeiras/jogos, é a linguagem da criança, é a forma que ela vê e compreende o mundo.

Devemos ressaltar que esses momentos do brincar para estimular o desenvolvimento não necessita ser com os melhores e mais caros brinquedos do mercado, devemos lembrar que o simples também funciona, brincadeiras ao ar livre, com materiais que há em casa, sucata, e criatividade, conseguimos promover ambientes enriquecedores para nossas crianças. O que não pode faltar nesses ambientes? AFETO!

Sou Cristiane Azevedo, formada em Pedagogia pela UEMG (2016-2019), e em Neuropsicopedagogia pela FAVENI (2019-2020). Hoje atuando com Atendimentos, presenciais, Pedagógico e Neuropsicopedagógico, na cidade de Carmópolis de Minas. Contatos: Instagram: @crisazevedo_neuropp Telefone e whatsapp: (37) 9 9936 6324

REFERÊNCIAS:

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial
Curricular Nacional Para A Educação Infantil: formação pessoal e social. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRITES, Luciana. Brincar é fundamental: como entender o neurodesenvolvimento e resgatar a
importância do brincar durante a primeira infância. São Paulo: Editora Gente, 2020.

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