fbpx
jc1140x200

Nova Serrana tem mais de 20 mil processos arquivados por falta de juiz

Alguns crimes prescreveram na comarca.
TJMG disse que não tem previsão para nomear novos juízes.

 

 

Vinte e dois mil processos estão arquivados no Fórum de Nova Serrana, que também atende Araújos e Perdigão. Isso porque há 30 dias apenas um juiz tem trabalhado nos julgamentos e os processos se acumulam. Por mês, cerca de 700 dão entrada na comarca e apenas 500, em média, são julgados, de acordo com o juiz diretor da comarca Rodrigo Peres Pereira.

[pull_quote_left]Estamos apenas com um juiz de direito. Este juiz que é o titular da vara cível, responde pela vara criminal, vara de família, é juiz eleitoral e ainda responde pela direção do fórum, não apenas pela cidade de Nova Serrana, e também em relação a Araújos e Perdigão. Situação que vai emperrando a vara, porque falta servidor, falta juiz, falta oficial de justiça e com isso os processos antigos vão ficando paralisados[/pull_quote_left]

O problema começou quando o juiz da vara criminal pediu remoção e restou apenas um outro juiz para ficar por conta de todos os processos. “Estamos apenas com um juiz de direito. Este juiz que é o titular da vara cível, responde pela vara criminal, vara de família, é juiz eleitoral e ainda responde pela direção do fórum, não apenas pela cidade de Nova Serrana, e também em relação a Araújos e Perdigão. Situação que vai emperrando a vara, porque falta servidor, falta juiz, falta oficial de justiça e com isso os processos antigos vão ficando paralisados”, disse o juiz diretor.

O reflexo disso pode ser percebido no presídio da cidade. Só no último mês, cinco pessoas foram liberadas. Algumas suspeitas de homicídio. Segundo o juiz, a determinação partiu do Tribunal de Justiça (TJ) que entendeu que o prazo para o julgamento havia acabado.

[pull_quote_right]Eu não vejo outra forma a não ser com a nomeação de magistrados e servidores em Nova Serrana. Por exemplo, se não se pode nomear um juiz titular, existe um juiz cooperador e se o tribunal quiser, ele consegue[/pull_quote_right]

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no município diz que a impunidade é uma das principais causas da violência e o poder judiciário tem contribuído com isso. Para ele é importante agilizar o julgamento dos processos. “Eu não vejo outra forma a não ser com a nomeação de magistrados e servidores em Nova Serrana. Por exemplo, se não se pode nomear um juiz titular, existe um juiz cooperador e se o tribunal quiser, ele consegue”, disse o presidente da OAB, Rildo de Oliveira e Silva.

A assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) informou que não há uma previsão de nomeações de novos juízes para a comarca de Nova Serrana e ressaltou que temporariamente, dois juízes cooperadores já estão trabalhando na cidade.

 

Fonte: G1

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?