fbpx
jc1140x200

Esperança do futebol, goleiro de Samonte vai disputar a Copa Santa Catarina Sub-17 pelo Criciúma

A história de Nycolas no futebol começou cedo - e não é muito diferente de qualquer outro apaixonado pelo esporte.

João Alves

O santoantoniense Nycolas Crystiann Almeida de Assis, de 16 anos, vai disputar a Copa Santa Catarina Sub-17 de Futebol pelo Criciúma Esporte Clube. Em 2021, o jovem já havia dado um importante passo em sua carreira, ao entrar para o time goiano “Vila Nova Futebol Clube de Goiás”, em que permaneceu até dezembro. 

O atleta entrou para a base de formação do Criciúma no começo deste ano e, como no passado, os pais Alessiano Assis e Juliana Assis não pensaram duas vezes ao empacotarem as malas e se mudarem para o estado catarinense, a fim de apoiar o filho na realização de seu sonho.

Trajetória

A história de Nycolas no futebol começou cedo – e não é muito diferente de qualquer outro apaixonado pelo esporte. O jovem começou a jogar com 7 anos de idade na escolhinha do Flamengo de Samonte, e lá permaneceu até que esta fechasse. Depois disso, passou a treinar na escola lagopratense Lânus, onde seu pai o levava três vezes por semana. 

“O início dele foi na escolinha do Flamengo, em Samonte, mas onde ele se destacou mesmo foi na escola Lânus, através da qual ele participou de torneios da região e foi quando a gente decidiu mudar de cidade para investir na carreira dele”, comenta o pai, Alessiano. 

Já em Curitiba, Nycolas passou 8 meses no laboratório do Atlético Paranaense, mas não foi aprovado. Logo em seguida, começa a jogar pelo Clube Desportivo Paranaense – time pelo qual nutre profunda gratidão. Ele ainda fez uma avaliação para a Associação Ferroviária de Araraquara, no interior de São Paulo, mas como o clube não tinha alojamento, teve que retornar à Curitiba. Após as experiências, em janeiro de 2021, Nycolas foi contratado pelo Vila Nova Futebol Clube para atuar nas categorias de base do sub-17. 

Lá, o santoantoniense disputou o campeonato goiano e se consagrou como o melhor goleiro – motivo de muito orgulho para os pais e para a cidade, cujo apoio incondional é um estímulo para o jovem. O goleiro permaneceu no Vila Nova até dezembro do ano passado. No mês seguinte, em janeiro de 2022, Nycolas assinou um contrato de formação com o Criciúma e com a agência JM Soccer, que hoje cuida de sua carreira. Neste período, ele se destacou entre os goleiros do Campeonato Catarinense de base e conquista cada vez mais espaço desde então. 

Agora, nesta sábado, dia 1° de outubro, o atleta vai disputar a Copa Santa Catarina Sub-17 e, com isso, o sonho de se tornar um jogador profissional parece estar cada vez mais próximo. De acordo com os pais do goleiro, ele tem respondido bem aos treinos e o Clube aposta em seu futuro. Por este motivo, as expectativas para Alessiano e Juliana não poderiam ser maiores.  

Apoio dos pais

Desde o início, os pais do atleta são o alicerce do jovem. Refletindo sobre a trajetória de Nycolas, em retrospecto, o pai afirma que todo o sacrifício, desde a época em que se deslocava até Lagoa da Prata, passando pelas muitas viagens feitas desde então, valeu a pena.

“Tudo tem valido a pena. A gente largou tudo em Samonte, largou família, largou trabalho… Eu e minha esposa viemos para cá. Foi um período difícil de adaptação, por falta de dinheiro e por estarmos longe da família, mas hoje estamos colhendo os frutos que plantamos”, afirma o pai, Alessiano, sobre o processo que trouxe Nycolas até aqui.

Criciúma Esporte Clube

O Criciúma Esporte Clube é um clube brasileiro de futebol sediado na cidade de Criciúma, no Estado de Santa Catarina. Fundado em 13 de maio de 1947, com o nome de Comerciário Esporte Clube. Atualmente, o time profissional disputa a Série B do Campeonato Brasileiro.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?