fbpx
jc1140x200

Confirmada a primeira morte por Gripe A

A Secretaria de Saúde de Santo Antônio do Monte informou que os resultados dos exames da Fundação Ezequiel Dias – FUNED, confirmaram que a morte da senhora de 46 anos no início deste mês, foi mesmo provada pelo vírus da Influenza A (H1N1). Desde que surgiu a suspeita, o município está em estado de alerta, principalmente nas unidades de saúde. Com a confirmação do caso, a Secretaria Municipal de Saúde deverá intensificar ainda mais o trabalho de conscientização da população quanto à prevenção da doença. O resultado chegou no último dia 31 de julho e de acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Cristiane Costa, “todas as medidas preventivas foram tomadas desde o início. Uma das primeiras inclusive, foi orientar a família da vítima quantos aos procedimentos que evitariam a propagação do vírus”, disse. Este é o primeiro caso registrado no município no ano de 2012.

Para evitar constrangimentos aos parentes, o nome da paciente falecida não será divulgado. Este é um critério adotado em todas localidades onde ainda não há pandemia. É importante também ressaltar que a influenza é uma doença sazonal, ou seja, o vírus continua a circular produzindo surtos localizados, acometendo parte da população anualmente. Para evitá-la é preciso tomar todos os cuidados. Nos dados disponíveis sobre a pandemia mundial,  o maior número de casos registrados no Brasil foi de agosto a outubro. Na época várias festas na região foram canceladas e em agosto, as aulas foram suspensas. Mesmo assim, infelizmente, pelo menos seis pessoas morreram em Santo Antônio do Monte por conta da gripe Suína.

O vírus Influenza A H1N1 já matou 21 pessoas em Minas Gerais neste ano, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta quarta-feira.

Os últimos óbitos confirmados ocorreram nos municípios de Curvelo, na Região Central de Minas, Santo Antônio do Monte, Região Centro-Oeste, Três Pontas e Santa Rita do Sapucaí, ambas no Sul de Minas, região onde a maioria dos casos ocorreu. Outras sete mortes estão sendo investigadas. Ao todo, 52 casos da doença foram registrados e 185 estão sendo investigados. Até o momento, 1.351 casos da chamada gripe suína e 81 mortes foram descartados.

A SES garantiu que o medicamento Tamiflu 75 mg (fosfato de Oseltamivir), usado no tratamento da doença, está disponível em todas as unidades de saúde de Minas. Nas pequenas cidades onde não há unidades de pronto atendimento 24h, será indicada uma referência – um profissional da saúde ou secretário municipal – responsável por distribuir o medicamento a qualquer hora.

O órgão afirma que tem acompanhado os dados sobre o vírus circulante no estado e orienta quanto à adoção de medidas básicas de higiene, que são eficazes para prevenir a doença. Entre elas, lavar as mãos com frequência e usar lenço ou guardanapo ao tossir.

Fontes:

Revista Ágora: http://www.revistaagora.tv/2012/08/02/confirma-gripe-suina-mata-primeira-pessoa-em-samonte/

Jornal Estado de Minas: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2012/08/01/interna_gerais,309367/secretaria-de-estado-de-saude-confirma-21-mortes-por-h1n1-em-minas-gerais.shtml

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?