fbpx
jc1140x200

Santa Casa de Formiga volta a aceitar casos de urgência e emergência

No entanto, os pacientes que precisarem de internação serão encaminhados a outros hospitais por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Após suspender a admissão de novos pacientes por falta de recursos financeiros e medicamentos, a Santa Casa de Formiga, em Minas Gerais, anunciou nesta quinta-feira (27), que voltou a aceitar casos de urgência e emergência. No entanto, os pacientes que precisarem de internação serão encaminhados a outros hospitais por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A decisão foi tomada após reunião entre a equipe gestora da Santa Casa, o secretário municipal de Saúde, Gleison Frade, e o secretário-adjunto, Ednaldo Durço. A suspensão da admissão de novos pacientes, via SUSFácil, particular ou de saúde suplementar para internações eletivas, começou na última segunda-feira (24) e continua “até que a situação seja normalizada”, segundo a administração da instituição.

Entre os motivos apontados para a decisão, estão a escassez financeira, inúmeros bloqueios em suas contas, dívidas das administrações passadas e a falta de fornecedores de medicamentos, insumos e materiais médicos. A Prefeitura afirmou que está buscando alternativas para minimizar os impactos e mostrou relatórios para comprovar que os pagamentos estão em dia.

Para auxiliar a situação financeira do hospital, a Prefeitura irá sugerir ao Legislativo que 50% do valor das emendas impositivas deste ano seja destinado à Santa Casa. Além disso, R$ 300 mil foram oferecidos pela Câmara à Secretaria Municipal de Educação e Esportes para investimentos em equipamentos de segurança para as escolas do município e serão destinados à instituição após os prazos legais.

A administração da Santa Casa reiterou que os pacientes que já se encontram internados continuarão recebendo toda a assistência necessária.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?