fbpx
jc1140x200

Santo Antônio do Monte – Obra concluída há mais de dois anos ainda não foi inaugurada

Segurados do INSS reclamam da demora e transtornos que sofrem quando precisam recorrer às agências de Lagoa da Prata e Divinópolis

 

Construída e equipada há mais de dois anos, a agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) da cidade de Santo Antônio do Monte nunca abriu as portas para o atendimento à população local, que precisa viajar a Lagoa da Prata ou Divinópolis para resolver os seus problemas de seguridade social.

[pull_quote_left]É estarrecedor saber que temos uma agência pronta aqui e a gente tem que sair do município pra ser atendido, e por causa de capricho político não se beneficia o povo. [/pull_quote_left]

Tendo que enfrentar filas e o transtorno para resolver suas questões do INSS, três segurados ouvidos pelo Jornal Cidade relatam as dificuldades quando precisam do atendimento. De acordo com Getúlio Freitas, o município de Santo Antônio do Monte é totalmente dependente de Lagoa da Prata, e que ele, como cidadão, se sente envergonhado. “É estarrecedor saber que temos uma agência pronta aqui e a gente tem que sair do município pra ser atendido, e por causa de capricho político não se beneficia o povo. A agência está lá só para o segurança mesmo, porque para o povo ela está fechada. O mais difícil é ter o espaço físico, e nós temos. Agora eu queria saber do Executivo por que não está funcionando. O cidadão tem que perder um dia de serviço para resolver um probleminha. Deve existir algum convênio entre Samonte e Lagoa da Prata, porque somos dependentes em tudo. O povo de Samonte tem que ir pra rua e dar o grito, porque eles estão nos engolindo. Imposto a gente tem que pagar, mas cadê os direitos. Isso é não dar valor ao povo que precisa e depende destes serviços”, reclama Freitas.

O segurado Jesus Cabral reclama que perde um dia inteiro de serviço quando precisa se deslocar a uma agência do INSS em outra cidade. “Eu já tive que ir para Lagoa da Prata e Divinópolis. Fui bem atendido, mas é notória a falta de profissionais. Isso é um dos maiores absurdos do mundo. Essa agência foi construída com o dinheiro do povo e para o povo. Eu tenho informações de que até as mesas já estão com pranchetas e computadores, está faltando só o pessoal chegar e trabalhar. Para ir a Lagoa da Prata perco um dia de serviço, sendo que poderia fazer tudo por aqui”, lamenta.

Segundo Marcelino Alves, o atendimento na agência do INSS em Lagoa da Prata deixa a desejar. “A gente agenda, mas não tem especialista para atender e aí temos que vir embora. Lá está sobrecarregado. Quem mais sofre é o pobre que perde um dia de serviço e esse dia é descontado. A gente não tem carro e temos que ir de ônibus ou pedir para algum vizinho levar. Sem menosprezar a classe, a gente fica com cara de palhaço, é uma sensação de descaso. A construção do prédio foi feita com um dinheiro que foi jogado fora, porque o prédio está lá e ninguém nunca usou. Cabe a boa vontade dos vereadores em pressionar o prefeito para ele resolver junto aos órgãos competentes. A agência está lá pra quem? Para os morcegos? A gente tem que mendigar serviços que é a obrigação deles fornecerem”, disse Alves.

O OUTRO LADO

De acordo com Renato Couto, chefe de gabinete da prefeitura de Santo Antônio do Monte, a agência não foi aberta ainda pela falta de funcionários do próprio INSS. “Desde o início do ano passado, tanto o prefeito quanto o vice-prefeito vem se empenhando para a abertura da agência, com reuniões na regional de Divinópolis, reuniões no Ministério da Previdência Social, em Brasília, e solicitação de apoio a vários parlamentares e lideranças”.

[pull_quote_right]Desde o início do ano passado, tanto o prefeito quanto o vice-prefeito vem se empenhando para a abertura da agência, com reuniões na regional de Divinópolis, reuniões no Ministério da Previdência Social, em Brasília, e solicitação de apoio a vários parlamentares e lideranças[/pull_quote_right]

O gerente regional do INSS em Divinópolis, Alexandre Gomes, confirma a explicação do chefe de gabinete da prefeitura. “Essa situação é do conhecimento da instituição e acreditamos que nos próximos meses, quer seja por concurso de remoção interna ou concurso público para admissão, teremos condições de inaugurar a agência. É de nosso interesse fazer com que a agência comece a funcionar”, destacou.

O vereador Carlos Alberto Campos/PTB (Carlos Campinho) destaca que a demora da inauguração pode estar ligada a questões políticas. “A agência foi construída na administração do ex-prefeito Leonardo Camilo. Está faltando vontade política. Falta ao atual prefeito bater mais pesado em cima disso, porque esse é um anseio de trinta anos. Por causa da contratação de quatro ou cinco funcionários a população está se desgastando. Cadê o empenho? Se quisessem resolver isto já teriam resolvido”, reclama Campinho.

 

DENÚNCIA

 

Em entrevista ao Jornal Cidade sob a condição de que seja preservada a sua identidade, uma testemunha ligada ao INSS em Lagoa da Prata afirma que o prédio não tem as mínimas condições de atender as pessoas. “É pura bactéria e um calor infernal. São 4.500 reais de aluguel jogados fora. Aquele lugar é um caixote com odor horrendo”, destaca.

O interlocutor ainda destacou que, por medo de sofrer retaliações, os funcionários muitas vezes não fornecessem as informações aos segurados. “Lá tudo é motivo para aplicar um processo administrativo contra o servidor. Tudo é movido a interesse e o segurado não tem saída. Ninguém quer ajudar a ninguém. Eles sonegam informações e o segurado sai de lá pior do que entrou”, frisa.

[pull_quote_left]Não é por falta de funcionário, e sim por falta de interesse do Governo Federal e da administração local para fazer acontecer. Um empurra para o outro e ninguém fala o que de fato é[/pull_quote_left]

A fonte garantiu que a agência de Santo Antônio do Monte ainda permanece de portas fechadas por questões políticas. “Não é por falta de funcionário, e sim por falta de interesse do Governo Federal e da administração local para fazer acontecer. Um empurra para o outro e ninguém fala o que de fato é”, afirma.

De acordo com Brena Tavares, gerente substituta do INSS em Lagoa da Prata, a demanda que chega de Santo Antônio do Monte sobrecarrega o atendimento. “Apesar de estar apertado, temos aqui um servidor para atender exclusivamente o pessoal que vem de Samonte. Quanto à estrutura e demais fatos citados, estamos nos adequando para resolver”, destacou.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?