fbpx
jc1140x200

Santo Antônio do Monte – Com recursos privados, prefeitura constrói plataforma para estacionamento da PM na região dos bancos

Nas últimas semanas os cidadãos da cidade de Santo Antônio do Monte se depararam com uma plataforma e uma passagem elevada para pedestres na praça Benedito Valadares, próximo à agência do Sicoob Credimonte. A obra, construída pela prefeitura e custeada pelo Sicoob Credimonte, tem como objetivo abrigar uma viatura da Polícia Militar que fará a vigilância no local. Questionamentos estão tem sido feitos nas redes sociais. O ex-juiz de Direito José Rafael Gontijo indagou no Facebook os horários em que a polícia estará no local, se a obra não trará riscos de acidente e o que será feito caso outros comerciantes solicitarem o mesmo benefício. “Um assunto assim precisa ser debatido. A cidade virará puras plataformas. E a polícia é para ficar à disposição de banco? Assaltos e problemas ocorrem em toda a cidade e na zona rural”, destacou.

[pull_quote_left]Um assunto assim precisa ser debatido. A cidade virará puras plataformas. E a polícia é para ficar à disposição de banco? Assaltos e problemas ocorrem em toda a cidade e na zona rural[/pull_quote_left]

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura de Santo Antônio do Monte, a plataforma nas proximidades do Sicoob Credimonte foi construída porque aquele já é um local de policiamento estratégico por abrigar todo o setor bancário do centro da cidade. Novas solicitações terão a viabilidade técnica avaliada pelos engenheiros da prefeitura e pelo comando da Polícia Militar.

Por intermédio do assessor de comunicação da Prefeitura, Ismael Costa, o tenente da PM Harley da Costa Barbosa, explicou os questionamentos enviados pelo Jornal Cidade:

 

HORÁRIO DE PATRULHA

 

“Trata-se de procedimento a ser adotado visando promover a segurança pública de todas as pessoas que circulam pelo local, sobretudo as que se encontrarem realizando compras ou movimentações financeiras nos comércios e agências bancárias existentes nas imediações.

[pull_quote_right]Trata-se de procedimento a ser adotado visando promover a segurança pública de todas as pessoas que circulam pelo local, sobretudo as que se encontrarem realizando compras ou movimentações financeiras nos comércios e agências bancárias existentes nas imediações[/pull_quote_right]

Sobre os horários, estes serão alternados, já que a responsabilidade pelo policiamento preventivo pela Polícia Militar abrange toda a cidade, assim como o município. Levar a público os horários da Polícia Militar no local poderá aguçar a intenção de pessoas envolvidas em práticas delituosas, ao tomar conhecimento do momento que a viatura estará ausente do local”.

 

ESCOLHA DO LOCAL

 

“Primeiramente é importante mencionar que o local estabelecido para a construção da plataforma em nada prejudicou o trânsito, pois o tráfego está ocorrendo normalmente como outrora, e não visa privilegiar ninguém em específico, mas sim toda a coletividade. A frota de veículos cadastrados na cidade representa hoje a metade da população santo-antoniense, e como consequência, temos os estacionamentos

da área central ocupados durante todo o horário de expediente comercial, inexistindo local de destaque para posicionamento da viatura da Polícia Militar. Frisa-se ainda que o endereço objeto da matéria compreende uma área comercial dotada de sete estabelecimentos financeiros e inúmeros comércios, o que obviamente acarreta intensa movimentação financeira e grande presença de público, portanto, também, expressiva quantia em dinheiro.
Portanto, aquele local de permanência da viatura permite ampliar o seu raio de visão pela sociedade, uma vez que é perfeitamente possível ali notar a sua presença, tanto partindo da rua Maria Angélica de Castro, próximo ao Fórum da Comarca; como partindo da rua Dr. Álvaro Brandão, próximo da “Eletrosom”.

 

GUARDA PARTICULAR

 

“O propósito da Polícia Militar é servir a coletividade e ampliar a sua visibilidade, como forma de proporcionar melhor o seu trabalho preventivo, ou seja, além de estender o trabalho de prevenção a toda rede de estabelecimentos financeiros, comércios e pessoas que por ali trafegam com a intenção de realizarem movimentações e compras, qualquer cidadão que necessitar dos préstimos da Polícia Militar, conseguirá identificar com facilidade a localização da equipe de policiais”.

 

REIVINDICAÇÃO

 

“É oportuno relembrar que populares há muito pleiteavam a aposição de uma travessia de pedestres no local, e referida plataforma não só vem atender esse anseio, como por consequência tem ensejado na obrigatoriedade de redução da velocidade pelo condutor de veículo. Além de intenso tráfego de veículos no local era notório o risco a que ficavam expostos os pedestres, em face de ausência (até então) de local seguro para realizar a travessia no referido endereço, esclarecendo, que por se tratar de área comercial, é grande a presença de idosos e crianças que por ali circulam”.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?