fbpx
jc1140x200

Promotoria recomenda interdição temporária de mina d’água em Arcos devido a possível contaminação

Laudo preliminar aponta variação nos valores de coliformes totais e Escherichia coli na água da mina localizada na Av. Moacir Dias de Carvalho, levando à instauração de procedimento pelo Ministério Público.

A 2ª Promotoria da Comarca de Arcos recomendou, nesta segunda-feira (17), a interdição temporária da mina d’água localizada na Av. Moacir Dias de Carvalho, em Arcos, devido à possibilidade de contaminação. O Ministério Público instaurou procedimento para apurar a situação e já solicitou à Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA II) a realização de nova análise para verificar os níveis de contaminação da água.

Um laudo preliminar elaborado pela Copasa apontou uma variação no valor de 1,0 NMP por 100ml na medição de coliformes totais e 1,0 nmp por 100ml de Escherichia coli. Esta última é uma bactéria presente no intestino de animais endotérmicos e que pode indicar aspectos relativos à qualidade da água e de alimentos. A presença de Escherichia coli também pode provocar doenças, como infecções urinárias, diarreia e a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica.

Diante do resultado apresentado, o MP encaminhou um ofício ao poder executivo municipal para que adote as medidas e providências necessárias, sendo recomendada a interdição temporária do local de captação de água até a elucidação dos fatos, diante do poder de polícia a ele conferido.

A Prefeitura foi comunicada para que interdite temporariamente o poço até que apresente uma análise técnica que ateste se a água é potável e própria para o consumo humano. Além disso, foi aberto um procedimento de “Notícia de Fato” n° MGMG-0042.23.000095-4 para apuração dos fatos referentes a possíveis irregularidades na mina d’água e na construção da praça pública no local. A Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) e o Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema) também foram comunicados sobre a situação.

O que a Copasa diz

Em nota, a Copasa se manifestou da seguinte maneira:

“A Copasa informa que o poço conhecido como “Mina” não faz parte do sistema produtor de água da Copasa na cidade de Arcos. Esclarece ainda que, atendendo a pedido de representantes do município, foram feitas coletas de amostras da água deste poço, localizado na avenida Doutor Moacir Dias, no bairro Santo Antônio, em Arcos. Os resultados das análises destas amostras foram entregues aos solicitantes.
Cumpre ressaltar que os resultados das análises de água são pontuais, ou seja, representam o estado em que está a água no momento da coleta, assim, para se garantir que a água de um determinado poço esteja com potabilidade garantida, é necessário que se realizem procedimentos preconizados pela Portaria do Ministério da Saúde N. 888/21, onde é estabelecida a frequência de análise, bem como todos os parâmetros que definem se uma água está ou não potável, tal como é feito em todas as cidades em que a Copasa atua”.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?