fbpx
jc1140x200

Projeto ‘Doce Vida’ traz mais mobilidade e interação social para idosos da cidade Moema

O projeto também atende moradores do distrito da Chapada e do Lar Vicentino, chegando a beneficiar, em média, 250 pessoas.

A terceira idade é um momento de muita calmaria e felicidade para muitos, mas ela também alguns empecilhos e dificuldades como a mobilidade e ausência no convívio social. Foi pensando exatamente nisso que a Prefeitura de Moema, através da Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social  (Cras), sob orientação social professora Sabrina Mendes, que foi criado o projeto ‘Doce Vida’, que atende idosos da cidade, do distrito da Chapada e do Lar Vicentino. Fundado há 9 anos, além de oferecer atividades físicas como alongamento, relaxamento, circuitos funcionais, exercícios aeróbicos, exercícios para as habilidades motoras, dança entre outros, também são oferecidas atividades de visam a socialização, bem-estar e lazer das pessoas atendidas.

Sabrina Mendes, professora de educação física e orientadora social do projeto ‘Doce Vida’. (Foto:Arquivo Pessoal / divulgação).

Segundo a professora de educação física e orientadora social do ‘Doce Vida’, Sabrina Mendes, o projeto atende todos os públicos e faixas etárias, pessoas com depressão, ansiedade, ou algum tipo de comorbidade, porém o foco principal é a terceira idade. “São diversos os benefícios, entre eles, posso citar que além de melhorar o condicionamento físico, cardiorrespiratório e cardiovascular, atua na melhora do sistema imunológico. As atividades ajudam na interação social, atua no controle dos níveis de estresse e depressão e ajudam no controle da ansiedade, melhora a autoestima, a memória, libera a endorfina, que é o hormônio responsável pelo bem-estar, proporcionando a sensação de alegria e alívio das tensões; ajuda no sono, recuperação muscular e sentimento de pertencimento no espaço em que atuam”, explicou.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Edna Rita de Cássia, por ser uma atividade ofertada dentro do serviço de convivência, busca-se complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Além disso, o serviço de convivência fortalece as relações familiares e comunitárias e promove a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. “A intenção da administração é fortalecer o serviço social e melhorar a qualidade de vida dos participantes. Nosso objetivo é trazer para usuários oficinas de acordo com a demanda. Oficinas que visam desenvolver as potencialidades de cada um. A promoção de ações e atividades pautadas nas características, interesses e demandas de cada faixa etária, considerando a vivência em grupo, as experiências artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas”, destacou a secretária.

Edna Rita de Cássia, secretária municipal de Assistência Social. (Foto:Arquivo Pessoal/ divulgação).

Sabrina ainda acrescentou sobre o que vê do projeto na prática na vida de seus alunos. “O projeto ‘Doce Vida’, veio pra fazer a diferença, mostrar à população de Moema o quanto os seus idosos podem ter um lugar de destaque na sociedade, que quando assistidos com carinho, determinação e paciência, podem se desenvolver, ganhar autonomia e autoestima. Buscamos um novo olhar sobre eles, incentivando-os a superar seus limites, proporcionamos saúde física e mental, qualidade de vida”.

Os interessados em participar do projeto devem fazer as inscrições no Centro de Referência em Assistência Social (Cras). Qualquer pessoa pode participar, lembrando que o foco maior é a terceira idade, mas toda população que precisa e confia no trabalho que acontece neste projeto pode participar.

 

Dia do idoso

Uma comemoração que já é tradição na cidade, o Dia do idoso é celebrado com diversas atividades. “Nós sempre buscamos valorizar muito esta data, onde no 1º de outubro é comemorado o Dia do idoso. A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social prepara uma festa linda para este dia, onde as pessoas assistidas pelo projeto fazem apresentações artísticas, sempre de acordo com o tema escolhido e através do talento deles, contamos lindas histórias, viajamos no tempo e emocionamos a todos, esse é um momento em que contamos com a presença dos familiares e da população de Moema. Buscamos sempre a reflexão da importância da sabedoria deles em nossa vida e do quanto eles podem ser funcionais e independentes. É uma oportunidade para também contarmos com a presença dos familiares e da população de Moema. Posso dizer que é uma noite muito linda, onde eles resgatam sua autoestima e mostram que não tem idade para fazer o que se ama e ser feliz”, disse Sabrina.

O que dizem as alunas

“Eu senti que o que eu estava precisando no momento era sair da rotina de casa, e também cuidar da minha saúde física e emocional. Comecei a participar e senti só melhoras em minha vida. Vale muito a pena participar. Já são quase 6 anos que participo e, dificilmente perco uma aula, adoro.  O projeto representa hoje o quanto eu melhorei a minha saúde física e mental. Sou muito grata a tudo isso, principalmente à minha professora Sabrina, que sempre nos conduz com tanto carinho e sabedoria. O projeto tem me ajudado a ser mais atenta e a observar mais o que se passa ao meu redor”. – Ivone Bessas – 69 anos.

Ivone Bessas. – Foto: Arquivo Pessoal.

“Tive uma grande sorte de ter a Sabrina como professora, que trata os alunos não somente como alunos, mas como pessoas da família. Ela é muito eficiente, graças a Deus. Ela trata mundo igual, com muito carinho, todos os dias fazendo sempre melhor, nos proporcionando muita saúde” – Lena Moreira, 71 anos.

Lena Moreira – Foto: Sabrina Mendes / divulgação.

“O projeto tem sido para mim um motivo muito bom para eu cuidar da minha saúde. Nas aulas adquiro muita sabedoria e aprendizados. Me vale muito! Tem 9 anos que participo do projeto, desde o início, e só me trouxe benefícios”. – Maria Vitória Cassiano, 69 anos.

Maria Aparecida – Foto: Sabrina Mendes/ divulgação.

“O projeto representa tudo bom para mim, desde que comecei a participar as minhas dores como na coluna, melhoraram muito. Minha saúde melhorou demais, muitas dores não sinto mais. Tanto no físico como no mental ajuda demais, pois temos o convívio com o pessoal que melhora muita coisa” – Maria Aparecida de Souza Costa – 57 anos.

Maria Vitória. – Foto: Sabrina Mendes / divulgação.
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?