Prefeitura de Lagoa da Prata fala sobre obras de pavimentação

Prefeitura de Lagoa da Prata fala sobre obras de pavimentação

Pavimentação iniciada em agosto está paralisada e população cobra posicionamento da gestão municipal. Prefeitura explica que obras foram paralisadas para empresa prestadora de serviço regularizar certificação de controle de qualidade.

Alan Russel

O segundo semestre de 2020 em Lagoa da Prata está sendo marcado por uma grande leva de obras anunciadas e de obras em fase de execução pela gestão municipal. Além do anúncio da reforma da Praça da Matriz, que teve o edital de licitação impugnado pelo Conselho de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural de Lagoa da Prata, a gestão municipal também anunciou a reforma do museu e obras de revitalização do complexo da Praia Municipal. Porém, o que mais vem chamando a atenção da população de Lagoa da Prata, é com relação às pavimentações asfálticas que estão sendo realizadas em diversos pontos da cidade.

Muitas das ruas asfaltadas foram anunciadas ainda em 2019, após aprovação de convênio junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), que garante deixar a cidade com cem por cento de pavimentação. O empréstimo de três milhões de reais junto ao BDMG foi aprovado pela Câmara Municipal. Entretanto, em agosto deste ano, inúmeras outras ruas da cidade receberam o que seria a primeira fase da pavimentação asfáltica.

Muitas das ruas que tiveram pavimentação asfáltica no último mês de agosto já tem pavimentação de calçamento. O dinheiro empregado para o asfaltamento das ruas em questão são recursos próprios do caixa da Prefeitura Municipal. Entretanto, as obras de asfaltamento iniciadas em agosto estão paralisadas e a população não sabe ao certo se a pavimentação será entregue com a qualidade das demais vias da cidade ou se vão ficar como estão.

O engenheiro e empresário de construção civil, Gabriel Ferreira, recebeu recentemente a pavimentação asfáltica tanto na rua que mora, quanto na rua onde tem escritório. De acordo com o engenheiro, o tempo empregado e a qualidade da execução do asfalto está deixando a desejar.

“O processo de pavimentação está normal: passaram a primeira camada de asfalto, depois virá a finalização e por fim o Saae deve implantar o sistema para captação de águas pluviais. Só não achei normal a velocidade e a qualidade da primeira camada do asfalto. No meu ponto de vista, a gestão quis dar uma acelerada para passar a primeira camada de asfalto na maioria das ruas de forma mais rápida possível, pois era o momento de anúncios de pré-candidatos onde o atual vice-prefeito oficializou sua candidatura. Pra mim teve sim uma jogada política com o intuito de iludir a população em período eleitoral. Eu, particularmente, achei anormal a maneira que foi iniciado o processo de pavimentação asfáltica dessas ruas”, expõe o engenheiro.

Lucas Alexandro é cabeleireiro, mora e tem uma barbearia na Rua Rosa Maciel. Diversas ruas próximas a casa de Lucas tiveram o asfaltamento iniciado em agosto e a Rua Rosa Maciel teve a pavimentação concluída há uma semana. Lucas diz estar satisfeito com o resultado.

“Eu achei uma maravilha o asfalto. Até valoriza a casa da gente. A Rosa Maciel foi a primeira a começar e também a primeira a terminar o asfalto aqui na região. Finalizaram aqui tem uma semana e a sensação é outra”, explica Lucas, que mora na mesma rua que o atual prefeito, Paulo Teodoro.

Netwise

Prefeitura diz que obras continuam

Em contato com a Assessoria de Comunicação da gestão municipal, foi informado que as obras que estavam paralisadas já têm dia para voltar.

“São duas etapas na pavimentação. A primeira, que já foi realizada, foi o trabalho de regularização do calçamento. A segunda etapa é a execução do piso asfáltico. Quanto a esta segunda etapa, a empresa que está fazendo os trabalhos precisou recolher seu maquinário para realização de vistoria da certificação do seu controle de qualidade – Selo ISO. O retorno das máquinas está previsto para esta semana e assim terminar as obras”, explicou a Prefeitura Municipal.

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄