fbpx
jc1140x200

Mudança do Pronto Atendimento Municipal e construção da UPA

No intuito de melhorar e centralizar o atendimento, o Pronto Atendimento Municipal será ser transferido para o prédio do Hospital São Carlos. A expectativa é que até o fim desse ano, ou no início de 2013, a mudança aconteça. O PAM será instalado no primeiro andar do Hospital, depois de passar por uma reforma. O projeto arquitetônico, da mudança na estrutura do local, já foi encaminhado para a Gerência Regional de Saúde para ser avaliado. Assim que liberado, as reformas podem começar.

De acordo com o Secretário de Saúde, Antônio Juarez de Castro, a administração do PAM será uma gestão compartilhada entre a Fundação São Carlos e a Prefeitura. A decisão foi tomada para centralizar e agilizar o serviço, gerando mais economia.

Mas a mudança é uma solução provisória, já que será construída no município uma Unidade de Pronto Atendimento- UPA.
O prédio que abriga hoje o PAM deverá ser ocupado pela Unidade Básica de Saúde do Bairro Santa Helena que receberá uma reforma durante o período. Futuramente o local será utilizado pelo Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo) e Centro de Atendimento Psicossocial (Caps).

 

Construção da UPA

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que será construída em Lagoa da Prata ficará localizada ao lado do Hospital São Carlos. O recurso do Ministério da Saúde, de R$ 2 milhões e 200 mil, já está disponibilizado para a construção e compra de equipamento e mobília.
O projeto arquitetônico está sendo elaborado para ser aprovado pela Vigilância Sanitária do Estado, e Ministério da Saúde. Assim que estiverem liberados será aberto o processo licitatório para construir, equipar e mobiliar a unidade.
Com a UPA em pleno funcionamento, o atual PAM será extinto. Porém, todo o material que estiver em utilidade será aproveitado.
Juarez explica que a Upa, além dos protocolos de normatização, que norteiam o atendimento, tem uma estruturação melhor e um recurso financeiro, repassado pelo Governo Federal, de R$ 170 mil mensais, para o funcionamento. A instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na cidade, também é outra vantagem.

Fundação São Carlos também contará com um Pronto–Socorro para convênio e particulares

O Hospital São Carlos em breve também estará oferecendo à comunidade de Lagoa da Prata e região um novo serviço de atendimento, com um Pronto-Socorro próprio, que atenderá diversas especialidades para convênios e particulares. As informações São da Assessoria do Hospital.

No novo espaço haverá duas salas para consultórios, sala de curativo, posto de enfermagem e sala de observação e o atendimento 24 horas.

A adaptação da nova estrutura conta com a parceria de um plano de saúde de Lagoa da Prata. As obras de ampliação e reforma já está sendo realizada. De acordo com a administração do Hospital, a previsão para o início dos atendimentos é para o dia primeiro de outubro de 2013.

 

Adriano Santos – Portal TV Cidade, Lagoa da Prata.

Fonte: ASCOM

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?