fbpx
jc1140x200

Mostra fotográfica “Aves dos Montes” é realizada em Santo Antônio do Monte

De 3 a 9 de junho aconteceu em Santo Antônio do Monte uma mostra fotográfica de aves, nominalmente conhecida como “Aves dos Montes”. O projeto teve início em 2008 com os fotógrafos Daniel Santos, Paulo Couto e Luís Henrique Santos. Hoje, além dos três fundadores, o grupo conta com os integrantes Wagner Rodrigues, Tiago Oliveira, Wilian Silveira, Clécio Gomides e Alysson Fonseca. De acordo com Daniel, no mesmo ano, o trio começou a programar saídas em campo para observar, fazer anotações, gravar e fotografar as aves que apareciam no município. “Eu, como todos os membros dos observadores de aves de Santo Antônio do Monte, temos um carinho todo especial por nossas amigas emplumadas. A observação delas assim como os seus registros surgiram naturalmente. No meu caso, como sou filho de um fotógrafo, o senhor Diógenes, a paixão surgiu desde criança. Com esses registros percebemos que a maioria das espécies que registramos aqui em Samonte são desconhecidas da maioria população”, disse.

A exposição aconteceu no Centro Turístico e Cultural (Cetuc) e contou com a presença de centenas de pessoas. Além da mostra, o grupo promoveu palestras, cursos de fotografia  e troféus do concurso “Aves em Liberdade”.

O grupo já fotografou mais de 900 espécies raras entre elas o pariri, tapaculo de colarinho, caboclinho de papo escuro (somente duas cidade de Minas tem o registro desta espécie, que são Pouso Alegre e Santo Antônio do Monte) e Mocho diabo.

Daniel ainda enfatizou que o objetivo do grupo é que este evento seja incluído no calendário turístico de Santo Antônio do Monte. “Nossa Mostra fotográfica foi convidada e estamos acertando os detalhes para que ela visite algumas cidades da região como Lagoa da Prata, Divinópolis, Pedra do Indaiá, Formiga, Arcos entre outras”, destacou.

O projeto contou com o apoio do Credimonte, Microtech, Net fácil e o apoio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo, Meio ambiente e Educação, Ecoavis (Ecologia e observação de aves, UEMG, Asprasam.

Para saber mais sobre o trabalho do grupo acesse a página do Facebook Aves dos Montes.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?