fbpx
jc1140x200

Mães do Centro-Oeste de Minas falam sobre a importância do tempo, afeto e dedicação na criação dos filhos

Elas comentam sobre os desafios e aprendizados da maternidade e a pressão em cuidar dos filhos e da casa, enquanto equilibram outras responsabilidades.

Stefani Couto 


Com a chegada do Dia das Mães, é impossível não pensarmos na importância que essas mulheres têm em nossas vidas. Ser mãe é uma responsabilidade imensa e as mães, na maioria das vezes, tendem a ficar com uma responsabilidade maior, seja na educação dos filhos ou na organização da casa. Ainda assim, ser mãe é uma das maiores aprendizagens da vida.

Nem sempre é fácil ser mãe. A maternidade é uma tarefa árdua e muitas vezes solitária, especialmente para as mães que precisam equilibrar a criação dos filhos com outras responsabilidades, como trabalho e estudos. Mães solos, por exemplo, enfrentam muitos desafios para garantir o bem-estar de seus filhos e, ao mesmo tempo, suprir suas próprias necessidades.

As mães muitas vezes são vistas como as principais responsáveis pelo cuidado com os filhos, pela organização da casa e pela alimentação da família, enquanto o papel do pai é muitas vezes minimizado. Essa pressão social e cultural pode ser esmagadora para as mães e pode levar a altos níveis de estresse e exaustão.

Margarete Resende, mãe de Pedro Henrique, de Santo Antônio do Monte, sabe bem o peso dessa responsabilidade. Para ela,

ser mãe é de uma responsabilidade muito grande, porque o futuro dos nossos filhos depende de nós. Educar sempre, passando pra eles valores sadios que foram ensinados pela nossa família. Ser mãe é um dos maiores aprendizados da vida. É preciso ter força, garra e persistência.”

Margarete ainda destaca a importância de estar presente na vida dos filhos e educá-los para que se tornem pessoas de bem: “Mães deem carinho, saibam corrigir, sorriem, conversem, participem da vida de seus filhos, fiquem atentos a tudo, eduque-os.Temos alegrias, dores, medos, mas quando se trata de filho não há obstáculo que pare a nossa força e determinação. E sozinhas não conseguimos. Mas uma Mãe que tem Deus no coração, que ora ,que reza, vivência milagres terá sempre forças para cumprir essa missão linda de ser Mãe!

Para Elzira Maria, mãe de Carolina e André, de Lagoa da Prata,

ser mãe é uma grande bênção de Deus e cuidar de um filho é a situação mais importante que uma pessoa pode ter neste mundo”.

Ela destaca que a maternidade é um divisor de águas e que o amor de mãe dói, mas é um aprendizado para toda a vida. “Se algum dia Deus der a graça de ser mãe, não jogue fora essa oportunidade”, aconselha.

Para Andréia Couto, de Moema, ser mãe é um grande desafio, que exige um equilíbrio difícil de alcançar entre as responsabilidades familiares e a própria individualidade. Ela nos contou que:

“Não é fácil ter um equilíbrio de tudo, procuro aproveitar cada minuto do meu tempo, sem me cobrar demais, assim consigo aproveitar cada momento sem deixar de ser eu mesma.”

Mas apesar das dificuldades, Andréia destaca que a maternidade é também uma fonte de aprendizado constante. “A maior lição é o amor incondicional e aceitá-los cada um com sua personalidade. A maternidade me mudou como pessoa, pois através deles, aprendi a ter mais paciência, resiliência, e a entender o verdadeiro amor incondicional.”

Como toda mãe, Andréia tem suas preocupações em relação ao futuro dos filhos. Ela nos disse que sua maior preocupação é a mesma que a maioria das mães, que seus filhos sigam o caminho do bem e sejam felizes acima de tudo. “Tento conversar bastante com eles e mostrarem a realidade de caírem em caminhos errados da vida. Espero que eles levem tudo que tentei ensiná-los humildade, amor ao próximo, caridade e acima de tudo que busquem a felicidade sem pisar em ninguém.”

Além disso, Andréia destaca que a humildade, o amor ao próximo e a caridade são valores fundamentais que tenta transmitir aos seus filhos. “Espero que eles levem tudo que tentei ensiná-los, acima de tudo que busquem a felicidade sem pisar em ninguém”, finalizou.

Segundo Márcia Berto, de Arcos, ser mãe a transformou em uma mulher melhor, capaz de amar alguém mais do que a si mesma. “Amor de mãe dói, o coração chega a bater fora do peito”, descreve ela. Além disso, Márcia destaca a importância de transmitir valores importantes às filhas, como amor a Deus, respeito ao próximo, honestidade e verdade.

Eu quero que minhas filhas aprendam comigo valores como: amor a Deus, respeito ao próximo, honestidade, verdade, que elas sejam elas mesmas e deem o melhor de si em tudo que elas forem fazer.”

Para conciliar a vida profissional e pessoal, Márcia acredita que é preciso amar o que se faz e buscar ter tempo de qualidade em cada área da vida. Ela procura estar presente e inteira em cada momento para fazer a melhor entrega.

“Eu sempre acreditei que, quando a gente ama o que faz, as coisas vão se ajeitando… tem dias mais difíceis, pesados, mas na grande maioria eu consigo levar com bastante leveza e tranquilidade. Busco ter tempo de qualidade no trabalho e com as minhas filhas. Procuro estar presente e inteira em cada momento para fazer a melhor entrega. De alguma forma, tem dado muito certo rsrs.”

Questionada sobre como a maternidade mudou sua perspectiva de mundo, Márcia afirma que deixou de ser centrada em si mesma e aprendeu o valor da partilha, da doação e do amor. Ela admite que ser mãe pode ser desafiador, mas destaca que é a melhor experiência que já viveu e que a fortaleceu imensamente como ser humano, profissional e espiritualmente.

É muito desafiador ser mãe, muitas vezes, não sabemos como agir e a dor, o medo chegam de mansinho, mas, ao mesmo tempo, é a melhor experiência que eu pude viver em toda a minha vida e que me fortaleceu imensamente como ser humano, como profissional, espiritualmente. Eu escolheria ser mãe um milhão de vezes mais, se me perguntassem rsrs”, finaliza.

Roberta Diniz, também de Arcos, sabe bem como é difícil encontrar esse equilíbrio, mas ela prioriza momentos com seu filho, almoçando juntos todos os dias e avaliando as tarefas da escola.

É um desafio conseguir este equilíbrio, mas sempre priorizo momentos que estou com ele, almoçamos todos os dias juntos, no final do meu dia de trabalho, já combinamos de avaliar as tarefas da escola e sempre ficamos bem juntinhos até o horário de dormir.”

É inevitável pensar em todas as mães que tiveram um papel importante na formação de seus filhos. Dona Antônia, de Japaraíba, compartilhou como sua mãe, mesmo analfabeta, deixou um legado importante para ela e seus filhos.

“Aprendi as coisas com minha mãe”, disse Antônia. “Ela não sabia ler nada, mas sempre nos ensinou a ser honesto, ser obediente, respeitar os idosos, ter carinho com as pessoas com a família, aprendi tudo isso com ela, me ensinou muita coisa.”

Antônia também mencionou a importância da religião em sua vida, algo que aprendeu com sua mãe desde pequena. “Ir à missa, fazer catequese. Tudo o que aprendi com ela, eu tentei passar a mesma coisa para os meus filhos e hoje eu tenho certeza que graças a Deus são todas pessoas boas, maravilhosas que são meus filhos.”

Ela destacou como sua mãe valorizava a honestidade e a educação, mesmo em uma situação de pobreza. “Ela sempre falava que a gente podia ser pobre, poderia não ter nada, mas se você for honesto com as pessoas, ser educado, você vive uma vida boa”, disse Antonia.

Com 75 anos de idade, Antônia ainda recorda as palavras de sua mãe com gratidão e carinho.

“Se eu tenho o que sou hoje, agradeço a ela. Por isso hoje sou grata a Deus, sou muito feliz com meus filhos porque são ótimos pra mim e meu marido. Eles não medem esforços pra nada, tudo que a gente precisa eles estão prontos para ajudar a gente em qualquer coisa”, finaliza dona Antônia.

Apesar dos desafios, ser mãe é uma das experiências mais gratificantes da vida. As mães dedicam suas vidas a criar filhos amorosos, responsáveis e bem-sucedidos. Elas são as primeiras a acalmar os filhos quando estão doentes, a celebrar as vitórias e a ajudá-los a superar os desafios da vida. As mães são verdadeiras heroínas e merecem ser celebradas e homenageadas todos os dias.

Neste dia especial, é importante lembrar que a mãe é uma figura que transcende gênero, raça ou religião. É um amor incondicional que ultrapassa barreiras e é capaz de superar qualquer obstáculo. Por isso, mesmo em tempos difíceis, é essencial celebrar a maternidade e agradecer por tudo o que as mães fazem por nós

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?