fbpx
jc1140x200

Lojas se preparam para aglomeração na véspera do Dia das Mães

Diante da pandemia do coronavírus, o horário de funcionamento neste sábado (9), foi estendido para dar mais tempo de as pessoas irem ao comércio e, portanto, evitar que aconteça grandes aglomerações por falta de tempo; confira:

Reportagem: Matheus Costa

Faltando apenas alguns dias para o Dia das Mães, as pessoas tendem a encher lojas a fim de comprar presentes. No entanto, a preocupação de uma parte da população é a aglomeração que essa data pode causar, podendo trazer grandes riscos de infecção comunitária da Covid-19.

Diante desse cenário, algumas lojas preferiram não abrir no sábado (9), véspera do Dia das Mães, outras preferiram abrir, mas com precauções a serem tomadas.

Esse é o caso da lagopratense Carla Borges, proprietárias das lojas Rosa Chá, que irá abrir com as normas adequadas divulgadas pelo Ministério da Saúde. Carla contou ao Jornal Cidade que está disponibilizando álcool para as pessoas antes de entrarem nas lojas, e espalhou cartazes informativos pelos estabelecimentos.

“Também estamos controlando o fluxo de gente dentro das lojas, atendendo apenas duas pessoas por vez, com uma certa distância dos funcionários”, contou ela.

Alexandre Silva, administrador das lojas Gávea Calçados e Gávea Sports de Lagoa da Prata, disse ao Jornal Cidade que assinou um termo de compromisso com ciência do conteúdo dos Decretos nº 76 e 88/2020 editado pela Prefeitura Municipal, onde estão cumprindo integralmente conforme atestado pelo servidor da Vigilância Sanitária.

“Estamos disponibilizando álcool em vários pontos da loja, marcamos as filas também com a distância social regulamentada de 2 metros, higienizando os pontos de maior circulação todos os dias e disponibilizamos máscaras e luvas para a equipe. Então nos preparamos para essa situação dessa forma”, contou Alexandre.

O administrador também disse que, caso haja aglomeração, optará pela limitação de clientes dentro da loja. Segundo ele, também há cartazes informativos em toda a loja com os esclarecimentos de higienização da Covid-19.

O Jornal Cidade também entrou em contato com a assessoria da Ace/Cdl de Lagoa da Prata, onde foi informado que, “além de reforçar as medidas de segurança que já está no decreto, a gente sugeriu um horário de funcionamento especial para o comércio no sábado (9) até às 16h. Essa sugestão foi feita para dar mais tempo de as pessoas estarem indo ao comércio e, portanto, evitando que aconteça grandes aglomerações por falta de tempo”.

Confira como fica o funcionamento do comércio neste sábado (9), em algumas cidades da região:

O prefeito de Formiga informou na manhã desta quinta-feira (7) que, devido ao aumento no número de casos confirmados da Covid-19 no município, o funcionamento do comércio não essencial está suspenso no sábado (9), véspera do Dia das Mães que, no início da semana, havia sido autorizado. Na próxima segunda-feira (11), volta a valer o decreto que autoriza a abertura das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Em Arcos, a Ace/Cdl divulgou que estenderá o horário do comércio no sábado (9), de 8h às 18h, para as pessoas terem mais tempo de irem às lojas e não ter perigo de aglomeração.

Segundo a assessoria de Japaraíba, as lojas estão liberadas para funcionamento até às 18h, aderindo às orientações do Decreto nº 022/2020.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?