fbpx
jc1140x200

Josiane Protetora dos Animais irá presidir a Câmara de Vereadores de Lagoa da Prata

Foto: Beatriz Vasconcelos

A Câmara Municipal de Lagoa da Prata elegeu na noite desta segunda–feira (03), a Mesa  Diretora para o biênio 2019/2020. São quatro parlamentares que a compõem, para serem responsáveis pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa. A vereadora Josiane Lúcia de Almeida da Silva (PMDB), muito conhecida pelos trabalhos de proteção aos animais, será a presidente para os próximos dois anos, tendo como vice Quelli Cássia Couto (PV). Os demais membros são Cida Marcelino (PRB) e Professor Elias Izaias (PRB) como primeira e segundo secretários.

A votação aconteceu em reunião ordinária e contou com a participação dos 9 vereadores, com um placar de 5 votos para Josiane, 2 para Olair Dias de Castro (SD), e 2 para Arlen Carlos de Moura (SD). Todos os vereadores se candidataram, exceto Cabo Nunes (PDT), que é o atua lpresidente, e Adriano Moreira (PDT). O voto é secreto, mas sabe-se que os membros eleitos combinaram os votos entre si para que Josiane se tornasse a presidenta da Casa. A intenção desse grupo de oposição ao governo municipal foi desarticular politicamente a base que estava na direção da Câmara.

Embora soe estranho o fato de quatro vereadores se candidatarem e não votarem em si mesmos, a estratégica é legal, como explica o assessor jurídico da Câmara Dr. Jaime Júnior: “O voto e a candidatura são livres. Quem se candidatou e não votou em si mesmo, acredito que já tenha sido premeditado. Tecnicamente falando, isso não é ilegal, e às vezes, eles utilizam dessa estratégia para fazer alguma articulação”, diz o advogado, acrescentando que todos os registros foram feitos devidamente: “A eleição transcorreu com a presença da imprensa, de pessoas da comunidade, cinco servidores da Casa e os vereadores que fiscalizam, porque havia uma disputa ali. Então, o processo de votação transcorreu de forma transparente”.

Em entrevista com a futura presidente, o destaque de Josiane como principal mudança que deseja, e ela promete se empenhar, é com relação à transparência dos trabalhos na Câmara. Ela diz que irá buscar motivar e estimular a população para participar mais efetivamente dos assuntos da Casa. Das ideias que tem, Josiane pretende retomar o projeto “Câmara Itinerante”, criado pelo ex-vereador Di-Gianne Nunes. “A Câmara Itinerante foi criada para facilitar o acesso da população aos vereadores, motivando a participação nos assuntos da Casa Legislativa. Eu pretendo voltar o projeto porque acredito que é uma forma de estimular o interesse da população às questões políticas.”

A vice de Josiane, Quelli Couto, que está na segunda legislatura e foi presidenteda Câmara no biênio 2015/2016, teve a experiência de atuar em algumas sessões de Câmara Itinerante, assim como a futura secretária da mesa, a vereadora Cida Marcelino. Quelli diz que a ideia de retomar a Câmara Itinerante pode ser uma grande chance de melhorar a participação popular: “Na época desse projeto eu e a vereadora Cida participamos. Era agendado um dia para deslocar um estrutura com um custo financeiro muito baixo até o bairro. Então, com uma divulgação, convida as pessoas para irem até os vereadores que estavam ali. Era uma forma de ouvir as reivindicações do povo, conhecer mais de perto as necessidades dos bairros”. De acordo com a vereadora, a Câmara Itinerante foi paralisada porque o projeto não estava atingindo o objetivo principal que era a participação popular. “Poucas pessoas iam, mas é possível tentar novamente”, sugere Quelli.

Josiane e os demais membros da mesa tomam posse no dia primeiro de janeiro, às 10 horas na Câmara. O ano irá começar também com novo horário das reuniões tanto as ordinárias quanto as audiências públicas extraordinárias. Elas passam a acontecer às 18h com transmissão pela rádio Divinal e rádio web.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?