fbpx
jc1140x200

Escola Estadual Helena Aparecida realiza Primeira Feira Literária

Foto: Arquivo/E.E. Helena Aparecida

A Escola Estadual Helena Aparecida – Educação Especial realizou nos dias 21 e  22 de novembro a Primeira Feira Literária, que teve como tema “A Cozinha Encantada dos Contos de Fadas”, e foi inspirado no livro da autora Katia Canton. Os 106 estudantes da instituição, juntamente com a equipe de professores, estiveram envolvidos no planejamento e na execução da exposição, que reuniu cerca de 400 pessoas, entre familiares, alunos de outras escolas e representantes da secretaria Estadual de Educação e secretaria Municipal de Educação.

Foto: Arquivo/E.E. Helena Aparecida

O Diretor da escola, Nei Cabral de Sousa, contou que trabalhar a literatura na educação no início foi um desafio. “Ficamos inicialmente receosos a respeito de como seria o envolvimento e participação dos alunos na elaboração das atividades e nos momentos de apresentação dos trabalhos para o publico visitante. Contudo, mais uma vez, eles nos surpreenderam com um empenho, alegria, maturidade e um sentimento de reconhecimento dos seus trabalhos. Esse foi um trabalho que garantiu na prática a elevação da autoestima de todos.  Nos alunos ouvirem os elogios dos demais alunos das outras escolas ao trabalho que eles desenvolveram não tem preço, só quem esteve presente para compreender a dimensão tudo isso”, ressaltou.

Foto: Arquivo/E.E. Helena Aparecida

Segundo o diretor, o projeto vem sido preparado ao longo do ano. “No início deste ano letivo, além dos projetos rotineiros de incentivo a leitura, contação e criação de histórias individuais e coletivas. Nos propusemos o desafio de promover a Primeira Feira Literária da Escola Estadual Helena Aparecida, oportunizando aos nossos alunos a possibilidade de vivenciar este momento encantado de criação e de exibir suas habilidades cognitivas e artísticas”, explicou Nei, destacando as adaptações feitas para que cada aluno, dentro de sua individualidade, fosse parte integrante da iniciativa. “Sabemos que existe diversas forma de leitura. Uma delas é a decodificação de signos na forma de palavras que assumem sentido em uma frase em um texto mais complexo, contudo, se nossos alunos ainda não construíram essa habilidade, podemos lançar mão de outros instrumentos didáticos para atingir o objetivo da compreensão da mensagem literária tais como: a leitura de imagens, a leitura pela audição (quando outra pessoa conta a história) a, a leitura pela dramatização, a leitura pela música, dentre outras”.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?