fbpx
jc1140x200

Itapecerica – Reinado é realizado há quase dois séculos

Há quase 200 anos a Festa do Reinado é realizada em Itapecerica para relembrar, e contar às novas gerações, a história da vinda dos negros para o Brasil nos porões dos navios negreiros. A tradição também celebra o encontro da imagem de Nossa Senhora do Rosário submergida nas águas, considerada mãe dos negros, e principalmente a abolição da escravatura pela a Princesa Isabel.

Durante a festa, os congados também homenageiam Chico Rei, que saiu da África como rei, para chegar ao Brasil como escravo, juntamente com sua tribo. As histórias sobre o personagem contam que ele trabalhou duro para comprar sua liberdade e a de seus súditos, sem derramar uma gota de sangue. O rei africano ainda teria comprado a própria mina onde trabalhava, tornando-se uma das pessoas mais respeitadas na antiga Vila Rica (Ouro Preto).

O Reinado começou a ser realizado em Itapecerica no ano de 1818. De acordo com o coordenador do evento, Antônio Anielo D’alessandro, durante muito tempo a festa foi realizada dentro da Igreja Católica, mas, por volta de 1935, foi proibida pela igreja, voltando a ser comemorada somente na década de 1940, como forma de arrecadar fundos para reformar a igreja de Nossa Senhora do Rosário em Itapecerica. A partir de então, o Reinado voltou a ser realizado anualmente, porém, fora da igreja.

Cerca de 50 personagens participam do desfile da Coroa Grande, que sai da igreja de Nossa Senhora do Rosário, formado pelos Reis da Corte, a Princesa Isabel, Reis do Congado, Marinheiros e Marujos, Maracatus, e o vilão, dentre outros. A festa de 2014 começa nesta sexta-feira (08) e o último dia  é na segunda-feira (11).

 [pull_quote_left]O nosso Reinado é um dos mais antigos de Minas Gerais. A festa é muito bonita, todos estão convidados a participar. Precisamos muito do apoio do povo para manter essa tradição que já está perto de completar dois séculos[/pull_quote_left]

“O nosso Reinado é um dos mais antigos de Minas Gerais. A festa é muito bonita, todos estão convidados a participar. Precisamos muito do apoio do povo para manter essa tradição que já está perto de completar dois séculos”, comentou Antônio Anielo.

Além da tradição dos ternos e do desfiles dos reis, rainhas, a tradicional festa conta com barraquinhas no Alto do Rosário. Centenas de pessoas acompanham todos os anos o evento. Este final de semana é quando acontecem os principais desfiles.

Fonte: Portal Centro Oeste

Veja o vídeo:

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?