fbpx
jc1140x200

Guarda Civil Municipal realiza projetos em escolas e entidades de Lagoa da Prata

A Guarda Civil Municipal de Lagoa da Prata vem realizando desde 2008, ano do início das atividades da corporação, atividades educacionais voltadas para as crianças e adolescentes do município. “Nossa ideia sempre foi promover conteúdos complementares às disciplinas lecionadas em sala de aula. O foco principal era colaborar com a escola e a família, desenvolvendo o lado crítico, social, político e cultural dos alunos, trazendo para eles valores éticos, morais e do respeito mútuo. E assim, ainda em 2008, elaborei várias palestras, com temas diversos, dentre os temas, destaco: Bullying,  Trânsito, ECA- Estatuto da  Crianças e do Adolescente, Meio Ambiente, Civismo, Combate ao Cerol, e logo  iniciei a ministrar palestras nas escolas públicas municipais, estaduais, particulares, e nas entidades do terceiro setor (Ong’s), dentre elas AMAVI, SARA APARECIDA, as quais se tornaram verdadeiros e grandes parceiros desde então”, disse Uilian Douglas Goulart, Assessor de Comunicação e Idealizador e Instrutor do Projeto “Amigos SIM, Bullying NÂO”.

Contudo, devido ao aumento significativo da demanda de policiamento preventivo, somado às baixas do efetivo da corporação, as palestras tiveram que ser deixadas para um segundo momento, mas nunca deixaram de ser ministradas. Além deste projeto, devido muitos casos ocorrendo no país, os guardas decidiram criar um novo projeto, e eis que surge o “Amigo SIM, Bullying NÃO!”. “Recordo-me ainda que fui apresentado ao tema Bullying no ano de 2008 pela professora Anette Miranda, a qual me apresentou o tema, e inclusive me forneceu um artigo sobre o tema, o qual foi a minha primeira base de estudos, além de outros casos.  A primeira palestra foi realizada na Associação Sara Aparecida, no dia 7 de Junho, e a receptividade foi maravilhosa, e horas após esta palestra, recebi várias ligações de entidade e escolas solicitando esta palestra, e inclusive para a próxima semana, estarei no Projeto PREVENIR, da Escola Estadual Monsenhor Alfredo Dohr, atendendo ao pedido da Coordenadora e Professora Adriana, e ainda estarei no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- SCFV, atendendo ao pedido da Coordenadora Franciara, e nesta nova etapa, também estarei contando com velhos e novos amigos e novas parcerias, e uma muito especial [e com o Projeto Casulo, o qual faço parte e já é parceiro da GCM, e que também abraçou este novo Projeto, um  projeto que não é meu, ou da GCM, ele é de todos, ele é sobretudo das nossas crianças e adolescentes, pois precisamos investir nelas, elas são o futuro da nação, e elas são nossa responsabilidade, como disse Paulo Freire: “ Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”; e por este motivo lançamos o projeto “Amigos SIM, Bullying NÂO”, e contamos com o apoio de todos para que este projeto cresça ainda mais”.

Segundo Uilian, a resposta, desde então, para seu projeto, foi muito positiva. “Obviamente, quando idealizei este projeto, fiquei ansioso e preocupado com a resposta da sociedade, e principalmente com a respostas das crianças e dos adolescentes, mas a expectativa minha era positiva é claro, e para minha surpresa a resposta foi muito positiva, e logo na primeira palestras as crianças e adolescentes foram muito carinhosas, e realmente escutaram, entenderam e compreenderam os objetivos da palestra, e algumas crianças e adolescentes me viram nas ruas após a palestras e vieram ao meu encontro e me abraçaram e sorrindo me chamavam de “Tio Uilian”, e isso me deixou emocionado e me mostrou que estou no caminho certo e que o projeto já foi abraçado”.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?