fbpx
jc1140x200

Estou com dengue e agora? Nutricionista explica como a alimentação pode ajudar

Diante do aumento expressivo dos casos de dengue é valioso considerar que conhecimento salva vidas. Certos medicamentos devem ser evitados e o mesmo vale para os alimentos.

O Estado de Minas Gerais vem enfrentando alto índice de dengue, uma doença que tem deixado muitas pessoas preocupadas e às vezes, por dias acamadas. Mas se por um acaso você já pegou e tem sentido os efeitos dela, então é hora de se atentar para os alimentos que deve ingerir ou não para te ajudar a enfrentar o processo de recuperação da melhor maneira possível. Para entender melhor sobre o poder dos alimentos na nossa saúde, a reportagem do Jornal Cidade conversou com a nutricionista e líder motivacional, Alexssandra Bruna, que traz informações importantes para você que está com suspeita ou diagnóstico de dengue.

Alexssandra Bruna
Graduada em Nutrição e líder motivacional.
@alexssandrabruna

Diante do aumento expressivo dos casos de dengue é valioso considerar que conhecimento salva vidas. Certos medicamentos devem ser evitados e o mesmo vale para os alimentos. Pois, alguns alimentos possuem uma substância chamada salicilato encontrada por exemplo na aspirina.

 “Os alimentos que possuem salicilato dentre estes, encontramos alguns vegetais, tais como:  batata, tomate, alho, cebola, pimenta, pimentão, brócolis, berinjela, batata doce, pepino, espinafre, folhas verde-escuro, algas marinhas, abacate, maçã, melão, melancia, toranja, pêssegos, ameixas, frutas secas, frutas vermelhas, uva, algumas especiarias como gengibre, cúrcuma, orégano, vinagre e alimentos industrializados que possuam salicilatos como conservantes, sempre leia os ingredientes no rótulo. Esses alimentos podem aumentar o risco de piora da doença causando possível quadro hemorrágico”, explicou.

 

Mas diante de tantos alimentos que devem ser evitados o que posso comer enquanto estiver debilitado?

Segundo a nutricionista, é necessário que seja aumentado o consumo de proteínas como carnes brancas e vermelhas, vísceras, leite e derivados, ovos e alimentos ricos em ferro que também estão presentes em algumas proteínas, principalmente na carne vermelha. Aumentar o consumo de vitamina C que auxiliará na absorção do ferro é de extrema importância.

“Em caso de suspeita ou diagnóstico de dengue, uma boa alimentação combinada a repouso e hidratação são imprescindíveis. Calcule 80ml de água para cada quilo de peso corporal, água deve ser a principal fonte de hidratação para que as células tenham mais saúde e força para combater a infecção viral com sucesso. Água de coco, suco de laranja entre outros líquidos podem ajudar a aumentar a hidratação, quanto melhor a hidratação maior sucesso no tratamento”, enfatizou

Ela também frisou que vale a pena aproveitar este momento desfavorável fisicamente para trabalhar suas emoções, e promover o autocuidado, não apenas físico, mas também mental.

“Pratique relaxamento, existem vários vídeos na internet ensinando como se faz, foque nas sensações e pensamentos positivos que você viver, esteja com pessoas queridas e que te estimulem a ser mais alegre, durma bem, o sono é fundamental para a completa recuperação, o simples fato de olhar pela janela te dará forças para vencer com maestria esse processo de evolução”.

Para finalizar, ela deixou um recado para quem está em tratamento. “Deixo os meus votos de que tudo fique bem o mais rápido possível e que você seja forte e resiliente, tenha convicção “que tudo passa”. Qualquer dúvida acesse meu Instagram @alexssandrabruna e acompanhe meu dia a dia, minhas dicas de saúde e desenvolvimento pessoal”.

 

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?