fbpx
jc1140x200

Cooperativas de crédito se unem para o ‘Dia C’

Fotos: Lindomar fotógrafo

O Dia de Cooperar, uma iniciativa das cooperativas Sicoob Crediprata e Sicoob Lagoacred Gerais, teve sua 4ª edição encerrada no último dia 30, com uma palestra do Tio Flávio, retrospectiva das ações e homenagens às escolas participantes. O encontro aconteceu no Centro de Eventos São Carlos Borromeu, e contou com a presença de dezenas de pessoas.

Anualmente, o “Dia C” é comemorado com ações que acontecem em duas fases: a primeira, envolvendo as escolas, que organizam ações voltadas para a realidade local, e a segunda fase em que os colaboradores das duas cooperativas realizam uma ação para contribuir com a cidade. Então, as cooperativas, em parceria com a secretaria de Educação de Lagoa da Prata, promoveram junto às escolas municipais, estaduais e particulares diversas ações sobre a conscientização ambiental. Também foi revitalizada no dia 23 de junho a Praça Aristóteles Luiz de Oliveira conhecida como “Praça do Novidade”, com apoio da Secretaria do Meio Ambiente e da Polícia Ambiental.

Segundo o palestrante, a atitude é o que nos move a fazer a diferença, e o empreendedorismo é a mudança de mentalidade. “Quando falamos em cooperar, o próprio prefixo já está dizendo que não dá para fazer sozinho. Temos que unir forças para conseguir fazer as coisas acontecerem. Estamos falando de cooperativas que se unem para esse evento, e de pessoas que se dedicaram para fazer uma cidade melhor, transformando a realidade da educação e da sociedade. Esse é o conceito, por isso falamos de cooperativismo cidadão, que faz a pessoa ser protagonista numa cidade”.

Antônio Claret, diretor do Sicoob Crediprata, disse que a efetivação do projeto é uma satisfação para a cooperativa: “O Dia de Cooperar é um registro de ações que a gente faz no dia a dia. Essa é uma celebração de um conteúdo de atitudes, uma questão de disseminarmos o cooperativismo através das escolas, que se encaixam muito bem dentro do nosso princípio. Enquanto cooperativas, além de soluções financeiras e oferecer produtos, nós trabalhamos com o desenvolvimento social, o que, com certeza é o maior legado”, afirma.

Para o coordenador de projetos do Sicoob Lagoacred, Philip Rubens, ter duas cooperativas unidas juntamente com a sociedade e com as escolas para promover uma ação dessa magnitude é uma exceção. “O Dia C é comemorado em todo o país, mas essa união das duas cooperativas faz com que esse movimento cresça em importância. Enquanto cooperativa, que celebramos esses momentos e levantamos essa bandeira junto à comunidade nas ações que a gente desenvolve é com toda verdade e sinceridade do mundo, que não achamos que fazemos deve ser exaltado e aplaudido, enxergamos isso como a nossa obrigação e quando a gente encontra pessoas que compartilham das mesmas ideias temos um movimento muito mais forte, pois aí o cooperativismo não fica só no discurso e vai para a prática, e assim traz resultados”.

De acordo com Aline Oliveira Duarte, coordenadora pedagógica representando a Secretaria municipal de Educação, o resultado da parceria entre as cooperativas com as escolas da cidade é um sucesso. “A união entre as cooperativas, e a ideia de trazer para as professoras que são formadoras de opinião essa mensagem de que pequenas atitudes movem o mundo, funciona como multiplicador desse maravilhoso evento. Este ano, especialmente com o tema “Combate à dengue”, representou ações concretas, como passeata, panfletagem, trabalhos em sala de aula e pesquisas.

A partir do trabalho nas escolas o tema pôde ser multiplicado, a consciência de cidadão sendo formada desde criança”. Edmilson Lage, da Polícia de Meio Ambiente, ressaltou o Programa de Educação Ambiental (Progea) realizado pela Polícia Militar de Meio Ambiente com o apoio das cooperativas, e outras empresas do município, bem como a secretaria de Meio Ambiente. “O principal objetivo é conscientizar a criança a preservar o meio ambiente. O adulto já tem a conscientização formada, mas insiste em causar danos ambientais. Se a gente pega uma criança, que está na idade escolar, no futuro ela vai lembrar-se dessas atitudes, preparando-se assim para a sustentabilidade e o que está na legislação”.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?