fbpx
jc1140x200

Com segurança reforçada e proibição de recipientes de vidro, Carnaval de Lagoa da Prata espera receber até 10 mil pessoas

Além da contratação de 110 seguranças, as ruas do evento serão fechadas e a entrada só será possível mediante revista; protocolo deverá ser seguido também nos próximos eventos da Prefeitura.

Neste ano, o Carnaval de Lagoa da Prata, um dos mais tradicionais da Região Centro-Oeste de Minas, terá novidades no esquema de segurança. A mudança já era esperada após a organização do último evento público de grande porte, a Festa de Réveillon de 2023, ter sido alvo de críticas por conta de confusão,- onde, dois agentes de segurança que tentavam conter um indivíduo com um facão ficaram feridos e precisaram ser socorridos às pressas. Por conta disso, a Prefeitura comunicou que iria repensar o protocolo de segurança dos próximos eventos.

Foi o que aconteceu. O Decreto Municipal N°027/2023, assinado pelo prefeito Di-Gianne Nunes nesta quarta-feira (8), prevê algumas alterações importantes no funcionamento da Festa de Carnaval com relação aos eventos públicos que a precederam.

Mudanças adotadas

Com a nova legislação, as barracas, os vendedores ambulantes e os bares não poderão vender e nem servir bebida em recipientes de vidro, como garrafas e copos. Os foliões também estão proibidos de transitar com utensílios de vidro e de soltar fogos de artifício nas áreas reservadas ao Carnaval.

Os infratores estão sujeitos a advertência,  multa e apreensão das mercadorias.

O instrumento legal também determina o horário das atividades de carnaval, que neste ano deverão ser realizadas das 10h às 22h. Após este horário, é permitido som mecânico, mas o volume deverá ser diminuído progressivamente até ser totalmente interrompido às 00h.

Prefeitura espera 10 mil pessoas

O Jornal Cidade entrou em contato com a Prefeitura de Lagoa da Prata para saber mais detalhes sobre a segurança do evento e a respeito da expectativa da organização com o número de participantes. De acordo com a Assessoria de Comunicação, são esperadas cerca de 10 mil pessoas durante os 4 dias de festa, com expectativa de fixação de pelo menos 3 mil no local reservado ao Carnaval.

“Como em todos os eventos da Prefeitura, a segurança será prioridade no nosso ‘Carnavaliza Lagoa da Prata!’. Foram contratados 110 seguranças profissionais e devidamente treinados, mais 24 brigadistas, além também do reforço da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e também do Corpo de Bombeiros, que atuará na prevenção de acidentes aquáticos, levando em consideração a nossa Praia Municipal”, afirmou a Assessoria. 

Evento será em local fechado e terá ponstos de vistoria

A Prefeitura informou que o evento acontecerá em local fechado e contará com dois pontos de vistoria, proibindo a entrada de qualquer material que possa simbolizar risco aos foliões: “O evento será fechado na face da Rua Goiás, com a Pernambuco e também a Paraíba e além destas, a Rua Rômulo Amorim também será fechada. Haverá dois pontos de vistoria no evento, com portaria, controle de filas e detector de metais, proibindo a entrada de qualquer material que possa causar riscos à segurança da população e turistas. Durante a revista será bloqueada a entrada de garrafas, materiais cortantes, armas brancas e/ou qualquer tipo de arma ou material de periculosidade”.

Outro ponto ressaltado foi a contratação de seguranças treinados para atender às possíveis demandas da Festa. De acordo com a Prefeitura, essas novas medidas de segurança serão adotadas não só durante o Carnaval, mas nos próximos eventos a serem realizados no local.

“Houve a contratação de 110 seguranças que foram treinados para atender as demandas do Carnaval, além disso, houve uma reunião registrada em ATA, que contou com a participação de todas as forças de segurança, entre Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Promotoria, Executivo e também, comerciantes que estão localizados próximo ao evento, onde foi alinhado todas as medidas adotadas para o Carnaval, firmando a garantia de segurança de todas as pessoas nestes dias de festa. Ainda, essas diretrizes serão seguidas nos eventos que posteriormente acontecerão ao longo do ano nestes locais”, finalizou. 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?