fbpx

Cidades do Centro-Oeste de Minas fecham agosto com saldos positivos na geração de empregos

Os dados são do Cadastro geral de empregados e desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

João Alves


Lagoa da Prata, Arcos, Santo Antônio do Monte, Japaraíba e Moema fecharam o mês de agosto com saldos satisfatórios na geração de empregos formais, ou seja, empregos com carteira assinada. As informações constam no Cadastro geral de empregados e desempregados, do Ministério do Trabalho, atualizado nesta semana.

O Caged

O Cadastro geral de empregos e demissões (Caged) é uma instrumento utilizado pelo Ministério do Trabalho a fim de acompanhar a situação da mão de obra formal no Brasil. Os números são coletados diretamente das empresas e abarcam exclusivamente o setor privado com carteira assinada. Com isso, o Governo Federal têm à sua disposição o número de admissões e demissões de trabalhadores celetistas, a partir dos quais é possível analisar a evolução da geração de emprego formal no país. Caso o número de admissões seja maior que o número de demissões, o saldo é considerado positivo e é um bom indicativo para o mercado de trabalho.

Confira o saldo de empregos por cidade

Dentre as cidades analisadas pelo Jornal Cidade, Lagoa da Prata foi a campeã no ranking das cidades com mais contratações no período. Só no mês de agosto de 2021, a cidade somou 596 admissões e 399 demissões, resultando em um total de 197 novas vagas abertas para o mercado formal. Nos últimos 12 meses, de setembro de 2020 a agosto de 2021, a cidade registrou 5.938 admissões e 4.789 demissões, terminando com o saldo positivo de 1.149 novos postos de trabalho gerados.

Arcos também obteve um bom desempenho na criação de empregos com carteira assinada durante o mês de agosto/21. Com 552 admissões e 479 admissões, a cidade somou 73 novas contratações. Em uma análise dos últimos 12 meses, Arcos destacou-se com 767 novos empregos, resultado de 4.007 admissões e 3.240 demissões.

As demais cidades analisadas obtiveram um desempenho tímido, porém conquistaram um saldo positivo. Japaraíba encerrou o mês de agosto/21 com 43 admissões e 22 demissões, gerando 21 novas vagas para o mercado de trabalho. Nos últimos 12 meses, Japaraíba gerou 104 novas vagas de emprego. Samonte, durante o mês analisado, contou com 153 admissões e 137 demissões, encerrando agosto/21 com 16 novas contratações. Desde setembro do ano passado, a cidade conseguiu 285 novos empregos formais. Moema, durante agosto de 2021, registrou 19 admissões e 17 demissões, o que resulta no saldo de apenas 2 empregos gerados. Nos últimos 12 meses, a cidade contabilizou 40 novas contratações.

A situação no país

De acordo com o Cage, a geração de empregos formais em agosto de 2021 é o melhor resultado desde fevereiro deste ano. Ao todo, a economia brasileira registrou 372.265 empregos com carteira assinada, que decorrem de 1.810.434 contratações e 1.438.169 demissões.

Para mais informações, acesse o painel da evolução do saldo de admissões no site do Ministério do Trabalho. Clique aqui.

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄