fbpx
jc1140x200

Chrystian Shankar faz palestra em Lagoa da Prata

Foto: Divulgação/Crediprata

”Família: Erros e acertos”. Esse foi o tema de uma palestra do padre Crystian Shankar oferecida pelo Sicoob Crediprata aos seus colaboradores, juntamente com seus familiares, no último dia 9, no Centro de Eventos da Paróquia São Carlos Borromeu. O objetivo do evento foi proporcionar para os funcionários da cooperativa uma noite de reflexão sobre os relacionamentos familiares, e promover o aperfeiçoamento de preceitos importantes para o bem-estar e a qualidade de vida, considerando que é na família que se aprende a compreender e se situar no mundo.

Chrystian Shankar, além de desenvolver o trabalho eclesiástico, é Professional & Self Coaching (PSC). Suas palestras são pautadas em métodos científicos concretos, mas sem deixar a espiritualidade de lado. “Esta palestra faz parte de um projeto chamado ‘MotiveAção – Permita-se ir Além’, é um misto de antropologia, filosofia, Bíblia, neurociência, física quântica, dentre outras áreas de conhecimento aplicadas à vivência familiar”, conta o padre.

A palestra teve início com um vídeo de um programa de auditório. Na tela, a apresentação de um pai e um filho que compuseram uma música juntos e, durante o show, fica evidente a sintonia no relacionamento deles, que o padre chamou de “conexão” e a explicou: Uma criança não nasce com uma conexão tão profunda com os seus pais. A conexão vai acontecendo durante a vida, porque ela é construída. Quando você vê filhos sentados no colo do pai, abraçando a mãe, tomando bênção, passeando, alegres, é porque isso foi cultivado”.

Sobre os erros e acertos nas famílias, Shankar diz que é preciso aprender com os erros, pois eles nos fazem crescer, e utiliza a expressão “nós somos perfeitamente imperfeitos” para dizer que é preciso “ver” o outro, aceitando, respeitando e acolhendo: “Eu amo o outro não por aquilo que ele é. O verdadeiro amor é principalmente por aquilo que o outro ainda não é. Quando se ama porque o outro é assim e assim, talvez não haja amor, e sim interesse, ou seja, talvez haja utilitarismo ou coisificação humana”, ensina.

O Presidente da cooperativa, Antônio Claret, discursou sobre os valores da cooperativa, e enfatizou a responsabilidade social da instituição. “Quando falamos de instituição financeira, pensamos em uma entidade financeira comum. O grande diferencial é que nós, através da realização financeira das pessoas, buscamos o desenvolvimento social. É preciso que o financeiro ocorra de forma efetiva, que a cooperativa cresça, e que realizemos negócios com os associados para desenvolverem seus negócios também, mas o foco é o desenvolvimento social”, salientou.

Claret ressaltou ainda a importância da participação dos colaboradores e associados para que os objetivos sejam alcançados. “É preciso que nós que participamos da cooperativa, seja como colaborador ou associado, tenhamos o sentimento de pertencimento. Aquilo que nos pertence, a gente cuida. Não usufruir, é cuidar. Parece complicado a diferença entre usufruir e cuidar. Na cooperativa eu consigo utilizar os serviços dela com sentido de pertencimento, para que ela desenvolva e cresça, contribuindo para o desenvolvimento também da comunidade”, reforçou.

O diretor administrativo, Ivo Jonas Gontijo, falou a respeito do desenvolvimento da equipe como família, na busca pelo equilíbrio entre o sucesso profissional e familiar. “Temos buscado profissionais de alta qualidade e que dão o máximo de si durante o trabalho. Mas é preciso construir pessoas que, além de dar o melhor de si no trabalho, continuem dando atenção para a família. Nesse processo de construção de gestão de pessoas, esse projeto começou de dentro”, pontuou.

Ivo destacou que o otimismo e a unidade da equipe é o diferencial para atingir as metas. “Estamos sempre abertos e sabemos que o dia de amanhã com certeza será melhor. Entretanto, ele depende do nosso aprendizado, da nossa busca, e acima de tudo da nossa compreensão sobre o que somos hoje e o que podemos vir a ser. Junto com a família conseguimos ter sucesso, precisamos nos apoiar uns nos outros”.

Aproximadamente 350 pessoas participaram do evento, e fizeram doação de alimentos e materiais de higiene que foram enviados para o Serviço de Obras Sociais (S.O.S.).

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?