fbpx
jc1140x200

Números da dengue ainda preocupam

Foto: Reprodução/Internet

O último Levantamento do índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 6 e 10 de agosto pela Vigilância em Saúde em Lagoa da Prata, apresentou uma queda. Antes o índice na cidade era considerado de alto risco, com 4.4 de média, e agora, na nova verificação, caiu para médio risco, 1.4. Apesar da melhora, o resultado ainda preocupa. Isso porque nesta época do ano as chances para o mosquito da dengue se reproduzir ficam mais difíceis devido ao frio, tempo seco e a estiagem. De janeiro a julho deste ano foram 1.284 notificações de dengue, uma de chikungunya, e a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) confirmou no início deste mês uma morte por dengue hemorrágica.

O relatório deste Lira apontou que todos os focos encontrados estavam dentro das residências. Nos 1.349 imóveis visitados pelos agentes da Vigilância Epidemiolgica, os criadouros mais comuns para as larvas foram as caixas d’água de passagem, ralinhos no chão, vasos de plantas, vasilhas plásticas, bebedouro de cães e gatos, depósito fixo atrás da geladeira, piscinas e brinquedos de criança.

De acordo com a Coordenadora do Setor de Vigilância em Saúde, Janeany Cristina de Castro Almeida, já existe um alerta para que a população tome cuidado em casa e local de trabalho. “Percebemos que os lugares predominantes de focos em nosso município são lugares de falta de cuidado da própria população. O trabalho de combate ao Aedes aegypti deve ser uma parceria entre a população e o Setor de Vigilância em saúde”, reforça a coordenadora, lembrando que apenas 10 minutos por semana são necessários para que cada morador faça uma vistoria em casa para combater o pernilongo-rajado.

EPIDEMIA 

O LIRAa realizado em abril deste ano mostrou índice de alto risco. Devido aos resultados, a equipe da vigilância mobilizou uma equipe de enfrentamento ao mosquito, e o setor de limpeza urbana desenvolveu mutirões, o que contribuiu para a queda. “Vivemos um período difícil, de epidemia de dengue, onde o Ministério da Saúde disponibilizou o trabalho de UBV veicular para nosso município, ajudando a amenizar o numero de notificações. Os dados são preocupantes e tristes para nosso município”, lamenta Janeany.

Ela ainda ressalta que o trabalho desenvolvido pela secretaria de Saúde, através do Setor de endemias, é de grande importância e de qualidade. “Pedimos a toda população para receber bem o agente de endemias em seus imóveis, acompanhando-os na execução da vistoria, e seguindo as orientações por eles estabelecidas”,finalizou.

VISITAS EM NOVO HORÁRIO 

O departamento de Vigilância Epidemiológica está adaptando um novo horário de trabalho, de forma que os agentes possam fazer visitas no período de 11h às 13h. Para agendar uma visita em casa, realizar denúncias, fazer reclamações, elogios, ou solicitar informações, ligue 3261-7591, ou faça uma visita na rua Modesto Gomes, 334 (antiga farmacinha).

DENGUE MATA  

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou o registro de uma morte por dengue em Lagoa da Prata. Segundo o relatório da SES-MG, até o dia 30 de julho foram registrados 23.094 casos prováveis de dengue em Minas Gerais. No Estado, há uma predominância de casos prováveis na faixa etária de 20 a 34 anos, seguida do grupo de 35 a 49 anos de idade. Em Lagoa da Prata, a vítima, que faleceu no mês de julho, foi uma mulher de 38 anos, que também possuía problemas renais, porém, a causa da morte foi registrada e confirmada como dengue.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?