fbpx
jc1140x200

Cadastro Positivo Automático entrou em vigor nesta terça-feira (9) com novas regras

Reprodução da internet

Entrou em vigor a partir desta terça-feira (9) as novas regras do Cadastro Positivo Automático. Segundo o SPC Brasil, o Cadastro Positivo reúne de forma segura, as informações de pagamentos que o consumidor já fez ou está fazendo e a partir disso, os dados ficam guardados num histórico que leva em conta não apenas o momento atual, mas toda a vida financeira recente.

A nova lei que foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em abril, prevê a inclusão automática de consumidores e transferência de informações sobre crédito e traz como benefício maior poder de compra, menos burocracia, mais crédito e menos juros.

O Jornal Cidade conversou com a Ana Carolina, do departamento SPC Brasil, na ACE/CDL de Lagoa da Prata para saber sobre as mudanças e ela informou que os dados não estarão disponíveis para todos.

“O sigilo bancário e do consumidor serão mantidas. O histórico não estará disponível para todos acessarem, apenas as operações de crédito serão liberadas para acesso. Sem falar que antes de tudo, o consumidor passará por uma análise”, informou.

Conforme Ana, no dia 9 de agosto os consumidores começarão a ser notificados de que seus nomes já estão inclusos no banco de dados. E, a partir disso, será encaminhado um login e senha para acesso no site do SPC para acompanhamento. Em setembro o Cadastro Positivo será liberado.

“Todos os consumidores que já estiverem cadastrados ou vinculados com o SPC Brasil, Serasa, bancos e empresas que tem relações de consumo (água, luz, internet, plano de saúde e odontológico) terão as informações compiladas a partir de hoje”, finalizou Ana.

O programa já existe desde 2011 e está ativo desde 2013, mas sempre teve pouca adesão.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?