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“Cidade das Bicicletas”: Lagoa da Prata e a afetuosa e próspera história com as magrelas

Bikes deixaram de ser só meio de transporte e se tornaram além de esporte, fonte de renda de muitos lagopratenses

Alan Russel

Lagoa da Prata sempre teve uma relação de amor com as “bikes”. Por onde se anda é possível ver pessoas de todas as idades pedalando. Tanto é que durante muito tempo ostentamos por aqui o título de ”Cidade das Bicicletas”. As magrelas foram e ainda são um dos principais meios de transporte da população. Muitos aspectos favorecem essa estreita relação entre o lagopratense e a bicicleta: o relevo de planície, o plano diretor com ruas largas e bem planejadas, o clima ameno e a zona rural repleta de paisagens bucólicas, que enchem os olhos dos praticantes do pedal.

Com o passar do tempo essa conexão entre nosso povo e a bicicleta foi se transformando. A população de um modo geral foi aumentando seu poder de consumo, os financiamentos foram ficando mais acessíveis e atrativos, fazendo com que a população tivesse acesso mais facilitado à aquisição de veículos. Mas se engana quem achou que isso ia afetar a relação entre Lagoa da Prata e as bicicletas. O gosto pelo pedal está no DNA da nossa cidade. E o que era um meio de locomoção, passou a ser esporte, atividade física e lazer para quem pratica.

Atualmente, em qualquer lugar da cidade é possível avistar uma quantidade considerável de pedaleiros, e no lugar das famigeradas ‘’barra circular’’ e ‘’monark tropical’’, o que se vê são bikes profissionais, capazes de dar resultados satisfatórios aos praticantes do pedal. Com roupas adequadas e equipamentos de proteção, os ciclistas contemporâneos encontraram na bicicleta uma forma de sair do sedentarismo, melhorar a saúde e a qualidade de vida.

Quem acompanhou essa mudança de perto foi o mecânico de bicicletas Marco Antônio dos Santos, de 52 anos, conhecido como “Pernaiada”. Famoso na cidade desde o final da década de 70 pelo trabalho de manutenção nas bikes, Pernaiada sentiu a transformação do mercado e se reciclou para acompanhar o processo. ‘’Antigamente quase todos os serviços que eu fazia aqui era de quem usava as bicicletas no dia a dia para trabalhar e levar os filhos na escola. Hoje é bem diferente, os meus principais clientes são o pessoal de Mountain Bike e competição’’, esclarece.

Neste processo, muita coisa mudou na oficina do mecânico “Pernaiada”. Um exemplo disso é o Uniperna, um plano específico para os pedaleiros. Funciona como um plano de saúde para as bikes, explica o mecânico. ‘’O pessoal paga uma mensalidade e tem direito a manutenção periódica, lavagem, lubrificação e socorro em caso de algum imprevisto nas trilhas. Se der qualquer problema na bicicleta em qualquer lugar da região, nós vamos lá buscar e damos todo o suporte que o ciclista precisar’’, completa Pernaiada.

Com toda essa paixão que Lagoa da Prata tem pelas bikes, era evidente que uma hora ou outra iria aparecer um atleta que se destacasse no cenário nacional. A primeira referência em Mountain Bike que tivemos foi o atleta Uirá de Castro, ainda na década de 90. Uirá já foi campeão mineiro por duas vezes e chegou a ser campeão brasileiro de Mountain Bike. Percussor no cenário local, Uirá abriu as portas do ciclismo de competição para outras gerações, servindo de exemplo pra galera mais nova que começava no pedal e precisavam de uma referência no esporte.

Hoje em dia Lagoa da Prata tem diversos atletas elite disputando e se destacando em competições. Um exemplo é o competidor Gustavo Santos. Aos 16 anos, Gustavo começou a participar de competições nacionais e aos 17 já ingressava em uma equipe profissional sendo campeão da Volta de Santa Catarina e vice-campeão da Copa Ametur. Mas nem tudo são flores, principalmente para quem está começando no esporte. No final de 2003, Gustavo foi obrigado a dar uma pausa na carreira devido a dificuldades em conciliar o pedal com o trabalho. Na época, por falta de patrocínios, Gustavo foi obrigado a dar um tempo e só voltou a competir profissionalmente em 2009. Hoje, com 33 anos de idade, além de atleta profissional de alto nível, Gustavo Santos é funcionário da Sense e competiu no Sense Extreme Days, evento que pelo segundo ano consecutivo trouxe centenas de atletas nacionais para competir em solo lacustre.

Polo nacional de produção de peças de bicicletas

E como foi dito anteriormente, as bicicletas estão no DNA da nossa cidade. Não só a galera do pedal tira proveito das magrelas, mas também as empresas do ramo. Atualmente Lagoa da Prata não é conhecida apenas pela quantidade de bicicletas e ciclistas profissionais, mas também por ter se transformado em um polo nacional de produção de peças e bicicletas. E o interessante é que as empresas que aqui atuam tem essa consciência e colaboram para que Lagoa não perca essa paixão pelas magrelas. Um exemplo disso é a conceituada marca de bicicletas Sense, considerada umas das melhores fabricantes nacionais do segmento e que tem o pé em Lagoa da Prata.

No mês de maio a Sense realizou um evento que encheu os olhos de quem participou ou apenas presenciou o que rolou na Praia Municipal. Foi montada no principal cartão postal da cidade uma estrutura de encher os olhos, com food truck, shows e muito esporte. A Sense trouxe centenas de competidores elite do âmbito nacional para o Sense Extreme Days. Na ocasião aconteceu passeio ciclístico noturno com presença de aproximadamente 500 pessoas, incluindo muitas mulheres e crianças. Rolou também o Sense Road Tour, onde os ciclistas foram até o distrito de esteios, além do Desafio Sense de MTB e do Campeonato Brasileiro de Short Track, com competidores de diversas partes do Brasil.

Além da Sense, temos em Lagoa da Prata outras marcas de bicicletas conceituadas no mercado nacional. A Athor Bikes é mais uma dessas empresas que vem surfando na onda do ciclismo. Fundada há oito anos por Pedro Paulo Gomes Gontijo, hoje a empresa produz quadros, garfos, aros e alguns modelos de guidons, atendendo a linha completa, desde aro 12 até bicicletas profissionais de aro 29. A linha de produção ocupa uma área de sete mil metros quadrados, além de um galpão de 6000 metros para estoque dos produtos às margens da rodovia MG 170. De acordo com o diretor comercial Leonardo Machado Gomes, o crescimento da Athor Bikes está a todo vapor. ‘’Já para 2020 o plano é mudarmos para uma área maior de aproximadamente vinte mil metros quadrados’’. Com 122 colaboradores diretos, além de 33 representantes comercias, A Athor Bikes é uma das principais empresas em geração de empregos no município, mostrando a importância comercial do ciclismo em Lagoa da Prata. Leonardo também enfatiza que nem sempre a cidade tem a dimensão desse ramo comercial, ‘’Sempre recebemos visitantes para conhecer nosso polo de produção e a grande maioria dos visitantes não tem a real noção do tamanho da empresa, importância comercial e quantidade de empregos gerados. Hoje podemos dizer que Lagoa da Prata é um dos maiores, senão o maior produtor de peças e bicicletas do país’’, finaliza Leonardo.

São inúmeros os exemplos de empreendimentos de sucesso no ramo de bicicletas em Lagoa da Prata. A Nena Bikes é outra distribuidora de peças e bicicletas que vem escrevendo seu nome no comercio lagopratense. Com uma equipe de vendas e linha de montagem, a empresa que foi fundada em 1991 pelo Ronaldo Bessas, conta com 30 funcionários que montam bicicletas tanto para uso urbano quanto para competição. Izaquiel Bessas, Diretor Administrativo da Nena Bikes enfatiza que principalmente as bikes esportivas vem tendo um crescimento muito significativo no Brasil. Além de trabalhar diretamente com bicicletas na área comercial, Izaquiel é um amante do pedal e praticante assíduo do esporte. “fabricar um produto de qualidade para atletas exigentes é muito gratificante. Tem que se pensar em tudo na hora de fabricar uma boa bicicleta, e aqui temos o cuidado de fabricar uma bike que o ciclista tenha prazer em pedalar nela”, completa Izaquiel.

Trilhões e Escolinha MTB Team

E na cidade das bicicletas, com a quantidade cada vez mais crescente de atletas, o que não faltam são grupos de pedaleiros que se organizam para praticar o pedal, trocar experiências e ficar em harmonia com a natureza e o meio ambiente. Com isso Lagoa da Prata já tem um circuito de trilhões com calendário anual, onde ciclistas de toda a região se encontram para pedalar e explorar as trilhas do nosso município.

O trilhão mais conhecido de Lagoa da Prata é o Trilhão dos Charreteiros. Os organizadores é o casal Mariana Lacerda e Vandenilson Lacerda, mais conhecido como Bite. De acordo com o casal, o Trilhão dos Charreteiros é um pedal passeio, com dois percursos em trilhas e estradão, onde existem pontos de apoio com água, suplementos, barra de cereais, doces e carro de apoio para dar todo o suporte necessário aos ciclistas. Mariana, apaixonada pelo pedal desde criança, enfatiza que as mulheres têm atuação efetiva nos trilhões. “Hoje no nosso grupo a maioria são mulheres. Participamos dos pedais dividindo o mesmo espaço e muitas das vezes as mulheres são mais esforçadas que os homens. Aqui em Lagoa da Prata temos varias atletas que pedalam e representam muito bem nossa cidade”. O primeiro ano do Trilhão dos Charreteiros aconteceu em 2016 já com um número expressivo de participantes Na ultima edição do trilhão o numero foi ainda maior: 650 ciclistas de 52 cidades de diferentes. Esse ano o Trilhão dos Charreteiros já tem data para acontecer. Dia 04 de agosto os amantes do pedal vão se encontrar no Recinto de Festas da Paróquia São Sebastião. Após um café da manhã reforçado, os atletas vão botar as magrelas nas trilhas e estradões e, a partir do meio dia, um delicioso almoço para repor as energias. Na ocasião muitos brindes serão sorteados entre os participantes, incluindo uma Bike aro 29 da Athor Bikes, patrocinadora oficial do Trilhão. “Desde o primeiro ano o Trilhão dos Charreteiros é um evento beneficente e 100% da renda é doada para Sociedade São Vicente de Paula”, completa Mariana.

Além do Trilhão dos Charreteiros, outros grupos se reúnem para a prática do pedal em solo lacustre. A Jel Bike e a ViaCiclo são lojas que revendem peças e bicicletas para o público de Lagoa da Prata e que organizam seus próprios trilhões. Juninho Jel, proprietário da Jel Bikes realiza o trilhão há oito anos. Em 2019 o trilhão da Jel Bike aconteceu no mês de maio e contou com a presença de 385 ciclistas, além de 10 pessoas correndo à pé. Assim como no Trilhão dos Charreteiros, o Trilhão da Jel Bikes é beneficente e tem a renda doada à instituições filantrópicas. O trilhão da ViaCiclo é organizado pelo Anderson Elias da Silva e tem três circuitos com quilometragens diferentes que acontece no mês de abril. Anderson, que além de proprietário da VIaCiclo é outro apaixonado pelo ciclismo, enfatiza que o companheirismo que é característico entre os praticantes dos trilhões. “No pedal todo mundo se ajuda. Não existe egoísmo, não existe um querer sem melhor que o outro, aqui todo mundo colabora, somos uma família. Quando alguém esta com algum problema com sua bike ou tem dificuldade no percurso, automaticamente quem vem atrás da o suporte necessário. Essa é a essência dos trilhões”, completa Anderson.

E com esse número expressivo de praticantes de pedal, uma turma de atletas de Lagoa da Prata decidiu fundar em 2015 a Escolinha MTB Team. Hoje a escolinha conta com 83 atletas cadastrados que treinam especificamente com o intuito de competição. O presidente da escolinha é Hilton Freitas, amante do ciclismo e que começou a pedalar em 2011 com o intuito de perder peso. ‘’No primeiro mês de pedal subi na balança e vi que havia perdido 5 quilos. Pensei comigo: isso funciona. No final do ano já eram vinte quilos a menos. Com o tempo comecei a tomar gosto por competição e hoje treino seis dias na semana’’, enfatiza Hilton. Por mais que a escolinha tenha começado como uma brincadeira e sem muitas pretensões, a ideia inicial tomou maiores proporções e atualmente os trabalhos são voltados exclusivamente para preparar atletas que almejam competições. “Hoje temos um grupo que sai às cinco e meia da manhã, outro que sai às seis e isso varia muito. Mas todos os dias temos atletas treinando’’, completa.

Além de formar atletas para competições em Mountain Bike, a escolinha sempre que possível realiza trabalhos sociais, da suporte para atletas e realiza manutenção frequente nas trilhas de Lagoa da Prata. ‘’As portas da escolinha estão sempre abertas para qualquer pessoa que tem o intuito de treinar focando em competições. Qualquer pessoa a partir de 16 anos que gosta de pedalar e quer realizar um treinamento focado em competição pode procurar a gente no telefone é 37 9 9801-9655”, esclarece Hilton

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